quinta-feira, junho 14, 2007

(1133) MAUS EXEMPLOS EM LISBOA

O Governo acaba de chegar a acordo com Isaltino de Morais para transferir o IPO de Lisboa para Oeiras. O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras está acusado da prática de crimes, sendo inocente até trânsito em julgado de sentença condenatória. O PS está coligado na Câmara Municipal de Oeiras com o dito Isaltino.

Só não percebo por que razão o PS trata tão mal Fátima Felgueiras. Só não percebo por que razão o PS quer obrigar os autarcas acusados a suspender os mandatos. Só não percebo por que razão António Costa está calado sobre o IPO. Ou se calhar percebo tudo. Como diz o povo, estão todos bem uns para os outros.

Nas eleições em Lisboa, há uma grande oportunidade de mudar este estado de podridão em que mergulhou a democracia portuguesa. É votar em Manuel Monteiro e na Nova Democracia. Oxalá a aproveitem.

Já agora: o Parque Mayer faz hoje 85 anos. Abandonado, desprezado, inacabado, destruído, ele é o melhor símbolo da falência política da CML nas últimas décadas. Uma cidade que resiste a este desleixo durante tanto tempo, só pode ser uma grande cidade. E só pode ter muita paciência.
(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

1 comentário:

António de Almeida disse...

-Até parece não estarmos em campanha, ou então sou eu que ando distraído, mas alguns assuntos ainda não vi abordados pelas candidaturas, e acho que seriam de importância para os Lisboetas, por ex. admitamos que é mesmo necessária a construção dum novo aeroporto, o que ainda não me provaram, mas vamos admiti-lo, qual o futuro dos terrenos da Portela? uma nova expo, a continuação da Alta de Lisboa, ou um segundo pulmão verde na cidade? Alguém pode garanti-lo? Na parque expo, quanto custa aquela marina abandonada? Alguém tem ideias para que os Lisboetas a aproveitem? Não dependendo da C.M.L., quais as démarches que estão dispostos a fazer para tirar de vez os navios de mercadorias de Lisboa, e mandá-los para Setúbal, aliás vejo essa solução como um complemento duma plataforma logística a Sul, aproveitando a próximidade com Sines, e dum eventual aeroporto, devolvendo a zona ribeirinha aos Lisboetas, e por exemplo aí sim, uma plataforma logística rodoviária já existente, e desenvolvendo também uma ferroviária a Norte. Qual o futuro que preconizam para o Parque Mayer e antiga feira popular? O que pensam sobre aplicar em Lisboa a ideia que Rui Rio quer aplicar no Porto de taxar a dobrar os prédios devolutos? O que pensam fazer para atrair de novo jovens a viver na capital, o que terá inevitavelmente de passar pela baixa do valor do metro quadrado em Lisboa? A não ser que apostem exclusivamente em habitação social, e então Lisboa será num futuro próximo uma cidade tipo América Latina, dum lado prédios de luxo e condomínios fechados, do outro lado da rua guetos e bandos de marginais, nenhum casal com um filho por ex. que hoje viva dos rendimentos do seu trabalho, e que ganhem por ex. ambos 1500 Euros mensais ( vencimentos acima da média )tem direito a qualquer apoio que lhe permita comprar ou arrendar em Lisboa, basta fazer as contas, e digam-me onde podem comprar, e sobreviver com esse vencimento? Simples, é só fazerem as contas! obviamente esse casal fictício sai de Lisboa, vai morar para a linha de Sintra, Vila Franca ou margem sul. Resultado, mais de metade dos eleitores de Lx, tem idade superior a 50 anos, qual o futuro de Lisboa a manter estas tendências? Chega de retórica, onde estão as propostas dos candidatos?!...Gostaria de as ver, mas se calhar, sou mesmo eu que ando distraído.