sexta-feira, março 21, 2008

(2463) O QUE É QUE O AFEGANISTÃO NÃO TINHA QUE O TIBETE TEM?

A China, é a resposta. Não gosto de ver o desporto misturado com a política. Embora não seja difícil de perceber que as grandes competições desportivas internacionais são, nos tempos contemporâneos, um fenómeno de soberania e de poder entre os Estados.

A invasão soviética do Afeganistão determinou o boicote do Ocidente aos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980, devidamente retaliado, aliás, pelo boicote do império soviético de então aos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984. Duvido seriamente da eficácia destes boicotes. Nem um nem outro provocaram o efeito pretendido. A URSS não saiu do Afeganistão por causa do boicote, mas apenas dizimada pela resistência. O Ocidente está na mesma e nem outro efeito o boicote soviético poderia ter já que de uma mera vingança se tratou.

Perante a ocupação do Tibete o que tem feito o mesmíssimo Ocidente que boicotou os Jogos Olímpicos de Moscovo? Tem pedido moderação à China, como a inenarrável ONU. Não é crível que venha a optar pelo boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim. A bem do desporto, mas, sejamos sérios, sobretudo a bem dos negócios. Os desgraçados dos tibetanos que ainda estão vivos que se aguentem.

Kosovo? Timor? Ah, mas aí havia outros interesses estratégicos. No Tibete, para desgraça dos monges, há pessoas e montanhas. Nem a esquerda lhe vale, obcecada que está com o Iraque, com Bush, com Hillary e com a obamologia. Resta como possibilidade a persistência diplomática e o abandono da diplomacia agachada perante Pequim. Aceitam-se voluntários.

(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

1 comentário:

António de Almeida disse...

-Não vou pelo boicote, do qual discordo, bastaria aliás perguntar á Vanessa Fernandes o que pensa do assunto, já que passou os últimos 3 anos a preparar uma medalha, que em 2012 talvez já não esteja ao mesmo alcance. Vou sim pelo direito internacional, algum especialista conseguirá justificar a diferença entre o Tibete e o Kosovo?