quarta-feira, agosto 29, 2007

(1507) LEITURA ACONSELHADA

( O Zapping também o leu)

"... entretanto a opinião pública já se tinha aborrecido e tornado céptica. Quase quatro anos haviam passado sobre as fantásticas revelações de LeopoldoNotarbartolo em Milão. O processo desencadeara no início um enorme debate público sobre a mafia. Foram publicados alguns relatos preciosos, incluindo dois de polícias sicilianos. No entanto, por cada estudo útil da famosa organização criminosa, surgiam dois ou três que ajudavam a confundir a questão."

Um dos livros que me decidi a ler nestas férias foi este. Em Portugal foi publicado pelas Edições 70 e para quem quiser saber tudo o que é possível saber sobre a Mafia siciliana a leitura é obrigatória. Desde os primórdios, à sombra da produção de citrinos nos arredores de Palermo, em meados do século XIX, até às confissões históricas de Buscetta e ao homicídio de Falcone, passando pelo boom da construção civil em Palermo, a exportação do modelo para a América do início do século XX, pelas perseguições do fascismo italiano e pela contaminação da Democracia Cristã italiana.
Descontadas as devidas proporções, fui-me apercebendo como em Portugal, por certos episódios ocorridos nos mais variados sectores da vida nacional, é possível detectar comportamentos e técnicas em que a Cosa Nostra foi pioneira. No futebol, através da desacreditação de testemunhas. Na política através da invocação da honorabilitá de suspeitos de corrupção, na indústria da noite através de sangrentos ajustes de contas à americana, muito mais que à corleonese.
Falta-nos é Falcone.

Sem comentários: