sexta-feira, abril 04, 2008

(2541) BOICOTAR A CHINA INDO AOS JOGOS

Com o eclodir da contestação no Tibete nas últimas semanas e a consequente brutal repressão das autoridades chinesas logo se começaram a ouvir vozes a defender o boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim que se realizam no próximo Verão. É estranho. Violações grosseiras e aberrantes de direitos humanos existem na China há muito tempo e já existiam no momento em que a candidatura de Pequim ganhou a organização dos Jogos. Nessa altura não me recordo de ter visto alguém defender o boicote aos Jogos. A minha posição é a de que não se devem boicotar os Jogos. Deve-se, sim, boicotar a China indo aos Jogos.

Recentemente, na Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento Europeu o Presidente de Parlamento Tibetano no exílio, o Sr. Karma Chophel, defendeu com clareza as propostas do Dalai Lama e pelas estruturas tibetanas sobre a forma negociada e pacifica para resolver a crise no Tibete. Ele foi bem claro, ao defender que não devia haver boicote aos Jogos Olímpicos, que a China não devia ser isolada e que o objectivo dos tibetanos não era a separação da China, mas antes o de obter um estatuto de autonomia que garantisse o respeito dos direitos humanos permitisse a auto-governação no seu território.

Os Repórteres Sem Fronteiras, por exemplo, estão a organizar uma campanha destinada a mobilizar atletas, jornalistas, membros dos Comités Olímpicos e membros do público presentes nos Jogos no sentido destes usarem, durante a estadia em Pequim, um autocolante com a palavra «Liberdade» escrita em caracteres chineses.

Entretanto a televisão local transmitiu em directo a chegada da chama olímpica, mas atrasou as imagens em alguns minutos para prevenir eventuais distúrbios. Ao mesmo tempo, todos os voluntários e jornalistas foram submetidos a revistas por parte das autoridades. Pela amostra, os agentes dos serviços de segurança chineses vão chegar ao final de Agosto completamente stressados.

As complicações logísticas que os Jogos criam na China podem ser um presente envenenado para a ditadura chinesa. Alguém se recorda da eficácia do boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo, em protesto contra a invasão do Afeganistão pela URSS? Eu recordo. Foi nula.
Quem está realmente interressado pela questão do respeito dos direitos humanos no Tibete em particular e na China em geral não deve apelar nem apoiar o boicote, que seria desmasiado conveniente para aqueles que contam com a indiferença do mundo para continuar a oprimir chineses e tibetanos.

Em alternativa defendo que se aproveite essa magnífica ocasião em que milhares de pessoas vão estar em Pequim para escancarar ao Mundo o que se passa na China, denunciando o que fôr de denunciar. Essa atitude será muito mais eficaz do que a desistência de lá ir.
(publicado na edição de hoje do Semanário)

Sem comentários: