segunda-feira, novembro 26, 2007

(1955) OS AMIGOS DE CHAVEZ

(Por que não me surpreendo?... )

Roberto Viciano Pastor, um espanholito professor de Direito Constitucional na Universidade de Valência, fez a Constituição democraticamente eterna de Chavez, é conselheiro de Chavez e de Morales e ainda dos Presidentes revolucionários do Equador e do Perú. Uma verdadeira multinacional unipessoal do pensamento e da acção. Agora digam-me: em Espanha pertencia a que Partido? À Fuerza Nueva, exactamente o partido da extrema-direita espanhola.

4 comentários:

António de Almeida disse...

-A saudação venezuela também passará a ser de braço estendido?

contradicoes disse...

Donde se conclue que vira-casacas existem em todas as latitudes.

�ltimo reduto disse...

Caro Jorge,
Para ser franco, o postal parece-me um bocado "forçado". O homem foi em miúdo militante da Fuerza Nueva, isso fará dele um tenebroso fascista? Acresce que, só para dar uma ideia, a Fuerza Nueva não existe enquanto partido há mais de 20 anos. Limita-se a ser, há já muito tempo, uma editora que publica livros e uma (muito boa) revista quinzenal.
Além de que esse conceito de "extrema-direita" é das coisas mais vagas que pode existir. Tentando conotá-la com o "regime bolivariano", sugiro no Google uma pesquisa por Norberto Ceresole. É um exemplo bastante melhor...
Um abraço.

Anónimo disse...

Bueno, el concepto de "extrema derecha" tiene poco de "vago" en España. Para ser más exactos: Fuerza Nueva, y la revista que hereda su ideología, es puro fascismo, para hablar de conceptos más claros. Los antiguos militantes y actuales devocionarios de "Fuerza Nueva" y similares iniciativas son, simplemente, neonazis que si pudiesen nos llevarían a los demócratas al paredón de fusilamiento.
Pero tampoco hay que admirarse mucho. El actual presidente de Extremadura, sucesor político de Rodriguez Ibarra y nombrado por éste, también procede de la derecha ultramontana.
Simplemente hay gente con enorme capacidad de adaptación para sobrevivir viviendo del cuento.