quarta-feira, julho 25, 2007

(1388) OUTUBRO EM SETEMBRO

O PCP vai evocar os 90 anos da revolução de Outubro na Festa do Avante. Acho óptima ideia. Há por cá muitos que se esquecem metodicamente da natureza anti-democrática do PCP. Como se sabe essa revolução acabou em milhões de mortos, miséria social e em solarengas violações de direitos humanos, pelo que é justo que seja evocada e lembrada. A minha dúvida é se vão convidar outra vez os terroristas das FARC para tão estimulante evocação e, caso convidem, se o Governo os vai deixar entrar como sucedeu o ano passado, nas barbas de António Costa.

1 comentário:

João Gomes disse...

Jorge,

Não quero entrar aqui a matar com chavões, mas se me perdoa, este texto cheira-me a mofo. Não sou comunista, mas sei ler a história e quem a ler atentamente saberá que os massacres, realmente horríveis, do comunismo não se passaram objectivamente na revolução de 1917, mas sim posteriormente, mais concretamente na altura em que Estaline sobe ao poder. Na verdade, a revolução de Outubro foi feita por um amplo movimento de esquerda, que englobava bastantes sociais-democratas, os mencheviques.

Sangrento e muito mais anti-democrático era o regime de Czars anterior e aí o Jorge terá que concordar comigo. Quanto às FARC, acho muito bem que o governo não tente prender ou impedir de entrar os seus dirigentes em solo nacional, visto os mesmo protagonizarem uma história de resistência armada que já vai longa, que não é objectivamente terrorista, mas antes guerrilha política.
Mas se o Jorge fica tão chocado com o facto das FARC entrarem em solo nacional, talvez me consiga explicar o porquê de nunca o ter ouvido apelar à proibição de grupos salazaristas e neo-nazis, como o PNR e a Aliança Nacional. Também eles não defendem regimes totalitaristas? Estes mesmos regimes também não reprimiram milhares e milhares de pessoas? Também não existiram milhões de mortos causados pelos regimes de direita?

Aguardo resposta,

João Gomes