domingo, janeiro 28, 2007

(384) QUERO MAIS (4)

O exemplo desta Escola é de louvar, estimular e prosseguir. Debater ideias políticas e política prática no ensino secundário é um bom método de estimular a reflexão e a intervenção da juventude e concorre para diminuir a indiferença cívica que corrói a democracia actual e instala um manto de impunidade sobre os políticos. Que, contando com essa indiferença, tudo julgam poder fazer sem vir mal ao mundo. Claro que para um conservador liberal como eu, debater as funções do Estado com alguém do Bloco de esquerda é relativamente fácil. O contraste das ideias é de tal ordem que facilita a compreensão, e, acrescento eu a adesão à realidade, de quem ouve. Venham mais.

2 comentários:

João Ribeiro disse...

Como aluno da escola secundária filipa de vilhena venho agradecer a sua presença no colóquio e congratulá-lo pela sua simpatia. No que diz respeito às questões políticas, devo dizer que só não concordo com a sua opinião àcerca das taxas moderadoras nos hospitais públicos, uma vez que, a meu ver, a justiça e a igualdade aplicam-se tanto a pobres como a ricos. Suponho que um rico, num hospital público, não vai ser mais dispendioso que o pobre. Com certeza não pedirá a uma enfermeira que peça ao serviço de quartos que lhe leve caviar e uma tacinha de champagne. Para além disso, uma pessoa que usufrua de maiores rendimentos é, desde logo, "penalizado" com o imposto sobre os seus rendimentos. O próximo passo seria, quiçá, uma alteração no IVA, de modo a que uma pessoa com maiores rendimentos pagasse, por exemplo, o pão a 1€ para que nós o pudessemos continuar a adquirir aos velhinhos "dez escudos"?
Sem mais, os meus cumprimentos e felicitações
João Ribeiro

Anónimo disse...

Obrigado, João!
Quanto à saúde, respeito a sua opinião, mas recordo-lhe que sendo os recursos escassos, não me parece que a verdadeira igualdade esteja em (não) pagarmos todos o mesmo no sistema público de saúde.
Cumprimentos
JF