sexta-feira, janeiro 12, 2007

(286) AS NOVAS DOENÇAS

(Gravidez)

O Serviço Nacional de Saúde foi uma criação socialista do então ministro António Arnaut, que veio implicar que quem pode pagar tenha a sua saúde paga por todos. Chamam a isto justiça social. Está bem, hoje não vou por aí.

A comissão nomeada pelo Governo para estudar o modelo de financiamento do Serviço Nacional de Saúde propõe a criação de um novo imposto para garantir a sobrevivência do sistema.

Esta é a principal novidade do Relatório Intercalar de Progresso da Comissão de Acompanhamento, que foi apresentado em Agosto aos ministros da Saúde e das Finanças, e cujas propostas foram ontem discutidas com assessores dos dois ministérios, adianta a edição de hoje do "Diário Económico".

A comissão propõe ainda a criação de um seguro complementar público voluntário, em que as coberturas adicionais seriam garantidas em troca do pagamento de contribuições, eventualmente ligadas ao rendimento dos beneficiários.É proposto o fim de todos os subsistemas de saúde e a actualização das taxas moderadoras e das novas taxas de internamento e cirurgia. Esta actualização deverá corresponder a valores pelo menos iguais à inflação ou mesmo superiores, "no caso de um crescimento muito acelerado dos custos unitários de prestação de cuidados médicos".

Isto é, ainda existe quem deseje a sovietização da sociedade portuguesa. Acham pouco o estado miserável em que anos de socialismo deixou as contas públicas e a saúde da sociedade portuguesa.

Os impostos nunca chegarão para alimentar este monstro. Se não forem criados novos impostos às claras para pagar isto tudo, serão criados às escuras sem ninguém dar por isso. Uma coisa é certa: com este paradigma a despesa não cessará de aumentar e a necessidade de a pagar igualmente.

E ainda há que contar com as novas doenças. O Serviço Nacional de Saúde foi, bem ou mal, pensado para tratar os cidadãos quando estão doentes. Se o Sim ganhar no referendo de 11 de Fevereiro, o serviço Nacional de Saúde servirá para pagar, além de doenças, a realização de abortos. O que significa que se o Sim ganhar, a gravidez até às dez semanas é uma doença. Deve ser o progresso….
(publicado no Democracia Liberal)

Sem comentários: