sexta-feira, janeiro 12, 2007

(284) FIGURAS TRISTES

O PS, o PSD e o CDS têm feito uma figura triste no caso dos voos da CIA. Antes de tentarem infantilmente diabolizar Ana Gomes, deviam meditar se a importância do que a eurodeputada diz não é exactamente a que é proporcionada pelo modo como esses partidos têm gerido o assunto dos voos da CIA.Julgo que ninguém tem dúvidas que esses três partidos e o Governo têm mentido sobre o assunto. Desde logo quando têm afirmado que não há indícios.
A desfaçatez tem limites, excepto para estes partidos que tentam fazer de todos nós estúpidos.O assunto em si merece ser tratado com a importância que tem e que é muita e devidamente enquadrada na guerra contra o terrorismo iniciada depois do 11 de Setembro. Certamente que essa guerra é desigual e terá seguramente aspectos menos recomendáveis.A gestão do espaço aéreo nacional é (ainda) uma questão de soberania. Cabe exclusivamente ao Estado português decidir quem, quando e como se sobrevôa o espaço aéreo.
O Parlamento Europeu não é tido nem achado sobre o assunto, nem tem de meter o bedelho onde não é chamado. Sabemos que a Comissão Europeia quer tomar posse do espaço aéreo dos Estados-Membros. Mas ainda não tomou e esperamos, nós, jamais virá a fazê-lo.Deste modo, é responsabilidade, competência e dever dos órgãos de soberania fiscalizar o que se passa no espaço aéreo português. A investigação sobre se houve ou não ilegalidades, abusos e violações dos direitos do Homem nos voos da CIA compete apenas aos órgãos de soberania portugueses.
Saber se os Governos foram politicamente cúmplices de desmandos nesses voos, devia ser a Assembleia da República a investigar e mais ninguém.Não se compreende por isso que o PS tenha bloqueado o inquérito parlamentar proposto pelo PCP nesse sentido. Ou melhor, percebe-se: o PS deve ter medo de qualquer coisa. Como o PSD e o CDS. E neste momento, parece óbvio, que o medo principal é o de serem apanhados a mentir.
Desde o início que a gestão política deste assunto tem sido desastrosa e tem potenciado a intervenção de Ana Gomes.Aliás, é patente que cada vez que responsáveis desses partidos falam do assunto falam cada vez mais devagarinho, como que a escolher as palavras para limitarem ao máximo os danos de se vir eventualmente a comprovar que tudo aconteceu mesmo.Seria muito mais saudável que o Estado assumisse que houve voos, como toda a gente já percebeu, e que tomasse uma posição diplomática e pública digna da representação do Estado, pedindo explicações aos EUA e dando explicações ao país. Ou será que alguma coisa que nós não sabemos impede o Estado de o fazer?

(publicado na edição de hoje do Semanário)

Sem comentários: