quinta-feira, maio 24, 2007

(1025) INDEPENDENTES

Os independentes voltaram a estar na moda. Todos os que estão na moda ou saíram de partidos, ou candidataram-se por partidos nas últimas eleições. O que significa que até agora só há independentes de proveniência partidária. Eu sempre defendi as candidaturas de independentes em todas as eleições e continuo a defender. Faz bem às eleições, faz bem aos partidos para não se julgarem os donos do voto e faz bem aos eleitores, que têm mais por onde escolher.

As eleições intercalares de Lisboa vão ser um novo teste aos independentes. Mas e não há bela sem senão, parece que a independência vem viciada. Consta que o PSD se mobilizou na recolha de assinaturas para a candidatura de Helena Roseta. E consta que o PS está a ajudar na recolha de assinaturas para Carmona Rodrigues. Se fôr verdade, não há mal nenhum nisso. Os cidadãos podem viabilizar as candidaturas que quiserem.

Mas vindo os independentes com a aura da transparência e da verdade para o mercado político, talvez fosse bom começarem por esclarecer de onde lhes vêm as condições e os apoios para se candidatarem.
(publicado no Democracia Liberal)

1 comentário:

Nuno Raimundo disse...

Se os Partidos políticos funcionassem bem, correctamente e não "enganassem" o seu eleitorado, com toda a certeza que não seriam necessários independentes na vida politica.
Abr...Prof...