quinta-feira, setembro 13, 2007

(1607) EDUCAÇÃO?

Sou a favor da utilização das novas tecnologias. Sou a favor da democratização do computador. Mesmo gostando ainda hoje de escrever em papel e de sentir a textura e o cheiro dos jornais em papel, confesso que a informação mudou radicalmente com o advento da Internet e que é muito mais fácil ter acesso a mais e melhores conhecimentos.

Mas o que eu gostava mesmo era de ver os ministros e os secretários de Estado nas escolas a promover a língua portuguesa e os valores do esforço, do mérito e das competências e não a fazerem o papel de Valetins Loureiros e a oferecerem computadores, que não deixam hoje de ser uma espécie de electrodoméstico qualificado.

Para o Governo os computadores são o novo milagre das rosas. Mas não há computador que disfarce a ignorância e a impreparação. E o nosso sistema de ensino o que faz, depois dos delegados de propaganda governamental deixarem lá os computadores e partirem para os gabinetes, é, salvo muitas e boas excepções, continuar os equívocos que têm feito de sucessivas gerações de jovens portugueses uma legião de candidatos ao desemprego. A diferença entre um ignorante com computador e um ignorante sem computador é que o primeiro tem mais com que se distrair.
(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

Sem comentários: