quarta-feira, agosto 29, 2007

(1509) SABERÁ O QUE QUER?

Cavaco Silva vetou a nova Lei Orgânica da GNR, aprovada no Parlamento apenas com os votos do PS. Invocou necessidade de consenso. Já este mês tinha vetado a nova Lei da responsabilidade extra-contratual do Estado, aprovada na AR por unanimidade, forma máxima de consenso em democracia. Preso por haver consenso, preso por não haver. O manto diáfano do consenso ou da falta dele é apenas uma defesa filológica de Cavaco para outras razões. E ainda há quem queira um partido assim. Talvez fosse conveniente o Presidente fornecer aos outros orgãos de soberania uma lista das matérias onde´não deve haver consenso e onde deve haver consenso. Ou será que o consenso é um mero instrumento de oportunismo institucional? Que admirável força de bloqueio...
Adenda: o estado patético em que o PSD se encontra é bem visível na expressão do contentamento de Marques Guedes que tira partido de vetos de Cavaco a Leis que o seu próprio partido votou.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito bom e interessante o teu blog. Li um dia desses que tinhas interesse no julgamento do "mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal e que acabou denunciando os envolvidos, inclusive, José Dirceu, ex chefe da casa civil de Lula.
saudações do morador do Ramalhete do sul do Brasil.

João Gomes disse...

Caro Jorge,

Esta deliberação peca em primeiro lugar pelo facto do Professor Cavaco utilizar o argumento de ser comandante máximo das forças armadas para exercer o seu veto enquanto presidente da república. Para além disso tudo isto me parece uma única coisa, um belo de um: estou presente, fui eleito para alguma coisa.

Não é que o país lhe dê muita atenção ou se preocupe com isso, mas Cavaco contínua convencido que sim.