segunda-feira, julho 30, 2007

(1429) EMIGRANTES DE LUXO

(Luísa Todi)

Luísa Rosa de Aguiar Todi, a glorificada setubalense que começou a sua carreira a cantar com um Scolari, embora Giuseppe, no Teatro do Bairro Alto, em 1770, deixou fama no mundo inteiro. especialmente na corte da cazarina Grande. Ora vejam:
"A ruptura entre Luísa Todi e Catarina II deu-se quando a cantora começou a exigir somas exageradas para permanecer na Rússia, pois tanto ela como o marido não olhavam a despesas. Em Janeiro de 1787, a czarina russa queixava-se a Grimm: "o director [dos teatros] faz muito bem em não chamar a si mais despesas, porque eles estão endividados em oitenta mil rublos, que eu não pagarei nem pelo director, nem pela direcção, e são também inadmissíveis as suas condições de serem pagas pelo público sem querer aparecer perante ele".Existe outra versão desta ruptura, quase uma lenda sob a forma de diálogo. Luísa Todi terá pedido uma remuneração tão grande a Catarina II pelas suas actuações que ela exclamou: "Mas eu nem sequer aos meus marechais pago tanto!". E a portuguesa terá respondido: "então os marechais que cantem para Vossa Alteza!"O certo é que Luísa Todi partiu da Rússia sem se despedir de Catarina II. Esta escreve a Grimm: "diz-se em Petersburgo que a senhora Todi foi para Berlim... Em boa hora..."
José Milhazes, no Da Rússia.
Qual Figo, qual Cristiano Ronaldo, qual quê. Emigrantes de luxo com famílias dispendiosas já há muito circulam pela civilização.

Sem comentários: