terça-feira, junho 12, 2007

(1120) A PROPÓSITO DE UM ABAIXO-ASSINADO

A primeira vez que escrevi para um jornal foi uma Carta ao Director. Que jornal? O Diário Popular, o jornal que desde sempre o meu pai comprava diariamente e onde aprendi a ler e escrever de par com a antiga A Bola (além, claro, da escola), no tempo em que era preciso saber bom português para fazer jornais. Era ainda o tempo em que não se dera o homicídio dos vespertinos. Iam levá-lo a casa, da papelaria mais próxima, lá por volta das 18 horas, ainda no tempo em que em Lisboa existia a venda de bens essenciais como pão, leite e jornais ao domicílio. Cresci a lê-lo, ao sabor dos tambolhões que a história também provocou nos jornais, designadamente a esquerdização e as nacionalizações de 1975. Valeu-me que a partir do momento em que passei a dispôr de alguns escudos, ainda no tempo em que havia escudos, aprendi a contrabalançar o diário de casa com outras publicações de direita, embora raras e difíceis.

Pois bem: no dia 03 de Maio de 1979 foi publicada a minha carta ao Director, cujo nome já não recordo, embora me lembre do nome de vários Directores do jornal. E sobre que assunto versava o primitivo textinho? Sobre a usurpação pelo 25 de Abril do nome do responsável pela construção da primeira ponte sobre o Tejo. Dizia assim:" Dirijo-me (...) no sentido de protestar contra o que considero ser uma injustiça o que se está a fazer com o nome pelo qual é designada a ponte sobre o Tejo. Com efeito, todos sabemos a quem se deve a sua construção, pois se a memória dos políticos é por vezes curta, a do povo chega perfeitamente para nos lembrar que foi o Prof. Salazar quem a mandou construir, e não aqueles que na sequência do 25 de Abril têm governado o país".

Vem esta memória a propósito de abaixo-assinado em curso de que tomei conhecimento através do João Gonçalves. Eu vou assinar. E, já agora, tenho comigo o recorte da cartinha de 1978. Esta mania de guardar papéis...

Sem comentários: