segunda-feira, maio 28, 2007

(1046) CARTA ABERTA AO PROF. CARMONA RODRIGUES

EXMO. SENHOR
PROF. CARMONA RODRIGUES
CANDIDATO À CML


Lisboa, 25 de Maio de 2007

Exmo. Senhor,

Foi com a maior surpresa que o vi declarar que se vai recandidatar à Câmara Municipal de Lisboa, e foi ainda maior a surpresa vê-lo candidatar-se contra os partidos. Como se até agora tivesse vivido na estratosfera.

A verdade é que V. Exa. é o maior símbolo da instrumentalização e da promiscuidade partidária da Câmara de Lisboa. Nomeou assessores partidários, tomou atitudes em obediência a interesses partidários, obedeceu a ditames em função de interesses partidários. V. Exa. é o mais fiel intérprete da partidarite e dos piores vícios da política portuguesa. A postura que agora decidiu adoptar demonstra uma hipocrisia política que deve ser denunciada.

Permito-me recordar-lhe a tentativa de compra do apoio da Nova Democracia nas eleições autárquicas de 2005, mediante a oferta de um lugar numa administração qualquer (a expressão pertence a V. Exa., numa entrevista à revista Sábado) depois de ter aceite a minha inclusão nas listas que então patrocinou, na qualidade de independente, a qualidade de que agora tanto se reclama, para a Assembleia Municipal. Já nessa altura V. Exa. era homem de partido, concretamente do PSD, que agora tanto abjura e como bom homem de partido obedeceu e voltou com a palavra atrás. Deve ter, então, percebido que na política nem todos andam à procura de tacho, nem todos se vendem por lugares e que ainda há quem lute apenas por projectos e convicções.

A gestão de V. Exa. na Câmara Municipal de Lisboa fica para a história como o maior desastre político de Lisboa. Votar na sua candidatura nas eleições intercalares seria votar na perpetuação dos maiores vícios que têm inquinado a gestão da Câmara Municipal de Lisboa: empresas municipais a rodos para distribuir tachos às clientelas com fartura, sempre à custa do erário público, nomeações de assessores sem conta para pagar ordenados a pessoal político inútil, sempre à custa do erário público, é votar num despesismo desenfreado que fez da dívida da CML uma dívida monstruosa, é votar numa cidade parada, atrasada, suja, sem alma nem futuro.

O melhor que V. Exa. teria a fazer era pedir desculpa por tudo aos lisboetas e recolher-se a um período sabático de reflexão. Mas não. V. Exa. parece apostado em continuar a sua obra. Insistir em prestar maus serviços públicos é um sadismo político que, espero, não tenha correspondência em votos.

A sua candidatura não passa de uma vingança pessoal contra o Partido que sempre serviu, na CML e no Governo, e que decidiu deixar de o apoiar. Lisboa, é uma questão secundária, nessa vingança pessoal.

Lisboa merece mais. Mas, sobretudo, muito melhor.

Ainda está a tempo de poupar Lisboa. Talvez esteja chegada a hora de dar mais ouvidos ao António Pedro do que ao Prof. Carmona Rodrigues.

1 comentário:

Anónimo disse...

a carta ia aberta? e se alguém a leu antes?

e o que diz à "resposta", hoje na Antena1 antes das 9 da manhã, que o neo-socialistas José Miguel Júdice deu ao seu candidato MM?