sexta-feira, março 30, 2007

(771) A AVESTRUZ DE BERLIM

A semana que passou ficou marcada pelo 50º aniversário da assinatura do Tratado de Roma que instituiu a CEE. Enquanto em Portugal toda a gente se entretinha com o pitoresco de um concurso televisivo, o poder europeu mexia-se perante a quase indiferença geral. Os medíocres líderes europeus agradecem a indiferença, pois é dela que normalmente nascem as aberrações políticas com que vão precipitando a Europa em sucessivas crises.

Desta vez aproveitaram mais um evento, como agora se diz, para aprovar uma Declaração que não foi debatida em nenhuma instituição comunitária e que não foi subscrita por nenhum Estado-Membro, sendo que todos eles lá estavam. Este método do cozinhado restrito não é novo. Nunca é demais lembrar que para aprovar uma dita Constituição Europeia se reuniu uma Convenção que ninguém elegeu, onde a Mesa, assim a modos que uma uma espécie de Politburo, impediu o debate como quis e impôs votações com regras e comportamentos que fariam corar de vergonha qualquer democracia digna desse nome.

Desta vez, em Berlim, repetiu-se a técnica do cozinhado. E para quê? Para esconder que a União está a ser vítima de sucessivas fugas para a frente, sem ponderação nem moderação, que precipitam impasses sobre impasses. Inexplicavelmente, para algumas pessoas, a União entra em crise sempre que o caminho do federalismo não é percorrido tão depressa como elas desejam. Quando a verdade é que é justamente essa vertigem de federalização que é responsável pelos crescentes desentendimentos entre os cada vez mais Estados-Membros.

Esta Declaração de Berlim é mais um péssimo exemplo. Foi elaborado em regime de confidencialidade pela Chanceler alemã, não foi discutido no Conselho e certamente na Comissão, esse reduto de altos funcionários da organização que sonha regular as nossas vidas até ao mais ínfimo pormenor. Fala de generalidades, afirma inocuidades e, numa palavra, foge aos problemas. Mesmo sobre a famigerada Constituição, esconde cobardemente a palavra mesmo quando fala dela, dizendo que o assunto a que não põe o nome deve estar resolvido antes das próximas eleições europeias em 2009. Evidentemente que, se não estiver, nada acontecerá. A União continuará a sua vida. Como tem continuado após os oportunos “nãos” dos franceses e dos holandeses.

Ou seja: ninguém aprendeu nada com os referendos. Apenas têm esperado que passem uns tempos para reincidir nos métodos e nos objectivos. É assim que está em preparação uma maquilhagem da tal Constituição, a que desta vez chamarão apenas tratado para iludir um recuo, mas que conterá a essência, com outras palavras, do projecto federal daquela que muitos precipitadamente julgaram morta e enterrada. Não está.
(publicado na edição de hoje do Semanário)

Sem comentários: