domingo, março 25, 2007

(743) ISTO NÃO É SOBRE FUTEBOL

Eu não sei se a ortodoxia dominante e, sobretudo, a efeméride prevalecente do dia, me permitem arriscar dizer que nunca tive nenhuma simpatia especial pela Bélgica. Desde pequeno que me habituel a perder com os belgas nas selecções, o Anderlecht rapinou uma Taça UEFA ao Benfica e, confesso, de Bruxelas tenho a ideia do centro do federalismo e de um poder burocrático estúpido, que tudo quer regular, das gorduras na comida ao tamanho da salsicha, do raio da roda da bicicleta ao preservativo. Quando lá fui pela primeira vez fiquei contente: uma terra sem Sol, fria, escura, cinzenta, triste, confirmava todos os meus preconceitos e é sempre bom ver que a realidade nos dá razão...
Estou, pois, à vontade para dizer que detestei ver uns quantos a assobiar o hino da Bélgica ontem no Estádio do Sporting. Eu sei que eles têm lá um moço que disse umas alarvidades sobre o Cristiano Ronaldo, eu sei que um tipo qualquer que jogou no F. C. Porto deu umas murraças não sei a quem no aeroporto ( certamente não está a par das últimas notícias...), eu sei que o treinador deles, mais uma vez dando-me razão ao preconceito é uma criatura malcriada que não falou aos jornalistas portugueses antes do jogo ( e depois também não, honra lhe seja à teimosia). Mas assobiar um hino nacional é uma alarvidade.
E o moço que ameaçou o Ronaldo de umas trancadas valentes aos dois minutos no fim do jogo foi pedir desculpa ao próprio. Eu, que não sei se posso dizer hoje que nunca simpatizei com a Bélgica e com os belgas, gostei de ver. E não sei, francamente não sei, se os portugueses que assobiaram o hino nas bancadas seriam capazes de fazer o mesmo.

3 comentários:

Ricardo disse...

Imbecis há-os um pouco por toda a parte, infelizmente...

contradicoes disse...

Foi sem dúvida uma atitude correcta embora confesse não estava à espera porquanto eles na primeira parte entraram com uma certa dureza no jogo o que lhes valeu os cartões amarelos
exibidos pelo árbitro da partida. Mas meu caro amigo, a vitória deu-me um gozo ainda maior por ver o Stijnen
levar na sua bagagem 4 bolas ficando-lhe o 4º. golo bem retido na memória.

Anónimo disse...

Você é mesmo mouro - tem sempre o FCPorto atravessado -... Paciência!