sexta-feira, fevereiro 29, 2008

(2344) OS CTT

Vai por aí polémica da grossa sobre a qualidade dos serviços prestados pelos CTT. A DECO criticou, os CTT vão meter processo judicial (parece que estão na moda os processos) e leio no Abrupto, já que não vi, que ontem na SIC Notícias voltou a haver conversa da grossa. Eu só tenho a dizer uma coisa: privatizem-se os correios para as pessoas terem por onde escolher o carteiro que lhes parecer mais rápido e mais barato. A arrogância dos CTT vem do monopólio e a dos seus gestores governamentais do ambiente socrático instalado. Quando se depende da escolha dos clientes tudo é diferente. Quando os clientes estão garantidos à força, tudo pode acontecer.

(2343) BEM LEMBRADO

«Os militantes do PCP que, sábado à tarde, integrarão a Marcha pela Liberdade, em Lisboa, deviam lembrar-se de Ingrid Betancourt. Há 6 anos presa. Sequestrada. Sem acusação, nem julgamento. Muito doente, segundo os últimos testemunhos. Ninguém defende a liberdade quando é cúmplice de sequestros e prisões desta natureza.» (Tomás Vasques, no Hoje Há Conquilhas.)

(2342) O CARMO E A TRINDADE

A revolução passou por aqui. O Carmo e a Trindade está como novo. E está um espectáculo de blogue.

(2341) BLASFÉMIAS

O Blasfémias só faz anos de quatro em quatro anos. Este ano pode comemorar o quarto aniversário. Que deve ter um sabor especial depois do ataque da ASAE dos blogues de que foi vítima há pouco tempo. Parabéns aos blasfemos.

(2340) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1720, Ulrica, Rainha da Suécia, abdicava a favor de Frederico I, Príncipe de Hesse-Cassel. Em 1808, as forças francesas de Napoleão ocupavam a cidade catalã de Barcelona. Em 1832, a Nova Granada, um dos vice-reinos espanhóis da América do Sul, adoptava uma constituição e proclamava a república. Em 1920 a Checoslováquia adoptava uma nova Constituição. Em 1996, o Supremo Tribunal de Justiça reduzia a pena do ex-secretário de Estado da Saúde Costa Freire para cinco anos de prisão efectiva e 80 dias de multa. Costa Freire tinha sido condenado em primeira instância a sete anos de prisão por cúmulo jurídico, burla agravada, participação económica em negócio ilícito e prevaricação. O Presidente da Indonésia, Abdurraman Warid, em visita Timor-Leste, pedia desculpa pelo sofrimento do povo timorense em 24 anos de ocupação. No mesmo dia, saía a primeira edição do Timor Post, em Díli. No mesmo dia, em 2000, na Ucrânia, era abolida a pena de morte. Na Nigéria, os Estados do Norte invertiam a tendência fundamentalista, manifestada a Sul, e renunciavam à imposição da Charia, a lei islâmica. Há 04 anos, em 2004, "O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei", de Peter Jackson, filme realizado a partir da obra de J.R.R.Tolkien, vencia os 11 Óscares da Academia de Hollywood para que estava nomeado, incluindo melhor filme, melhor realização e melhor argumento adaptado.


(2339) FICHA DO DIA

Hoje é Sexta-feira, 29 de Fevereiro, sexagésimo dia do ano. Faltam 306 dias para o final do ano bissexto de 2008. O dia "a mais" destina-se a sincronizar o calendário com o movimento de translação da Terra, que demora 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 46 segundos. O dia é dedicado a S. Gregório de Narek, religioso. A Lua atinge o Quarto Minguante, às 02:18. O Sol nasce às 07:10 e o ocaso regista-se às 18:29. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:07 e 20:48, a baixa-mar às 01:44 e 14:11. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de peixes, destacando-se, entre eles, o compositor italiano Gioachino Antonio Rossini (1792), a actriz francesa Michele Morgan (1920).

(2338) O RELATÓRIO SECRETO ABAFADO

Ultimamente têm surgido notícias raras e avulsas sobre um relatório interno do Parlamento Europeu que revela graves ilícitos praticados pelos deputados europeus na utilização das verbas que lhes são atribuídas para exercer as funções para que são eleitos.

Trata-se de pagamentos indevidos, de fraude na utilização dessas verbas e de alguns ilícitos criminais. Não se sabe que deputados o fizeram. Os eurodeputados decidiram uma coisa muito simples perante o susto do regabofe: manter o relatório secreto para que ninguém conheça o pandemónio que vai por lá.

Apenas se sabe da existência do relatório porque um deputado inglês decidiu dizer publicamente que ele existe. No relatório secreto sobre a má utilização dos fundos dos eurodeputados no Parlamento Europeu aponta-se para uma fraude na ordem dos 140 milhões de euros.

O documento, que vai sendo conhecido às pinguinhas, terá de tudo: benefícios pessoais, fuga aos pagamentos à segurança social e o deputado liberal Chris Davies afirmou à BBC que um assistente de um deputado terá recebido um bónus de Natal equivalente a 19 salários.

A imprensa portuguesa, nomeadamente os correspondentes em Bruxelas, têm o péssimo hábito, aliás, muito pouco jornalístico, de manter um informal pacto de silêncio sobre notícias "desagradáveis" para a União Europeia. Mas por exemplo em Inglaterra, a BBC e o Times têm dado algumas notícias sobre o assunto, rompendo a “omertá” noticiosa militante com tenda montada em Bruxelas.

Mas ainda mais grave, alguns dos envolvidos tentaram, junto do Presidente do PE, limitar a divulgação pública do relatório que se encontra no Comité de Controlo Orçamental do PE, argumentando que era confidencial.

Este é apenas mais um episódio da falta de transparência e de credibilidade das instituições da União europeia. No caso particular da Parlamento Europeu, sabe-se que as respectivas eleições são normalmente pouco participadas pelo fraco interesse que despertam nos eleitores. Com a credibilidade pelas ruas da amargura se o relatório fosse conhecido, está bem de ver que nas próximas eleições europeias a abstenção seria ainda maior. E muito justamente.

De facto, o melhor castigo político que se pode aplicar a uma instituição que, tendo competências em matéria de aprovação do orçamento comunitário e de fiscalização dos outros, é ela própria a sede da fraude com fundos europeus, é uma gigantesca abstenção.


(publicado na edição de hoje do Semanário)

(2337) INSTABILIDADE POLICIAL

A Polícia Judiciária, que depende hierarquicamente do Governo, vive novamente dias de instabilidade. Numa instituição verdadeiramente fundamental para o combate à criminalidade, deseja-se tranquilidade, estabilidade e eficácia.

Claro que qualquer instituição portuguesa não está imunizada ao clima do país em que vivemos. País pequeno, onde todos se encontram, onde há primos a mais e rigor a menos.

Mas se olharmos para os últimos anos e fizermos contas, só Directores Nacionais foram, nos últimos oito anos, quatro, o que dá uma média de pouco menos de dois anos para cada um. E se olharmos para as várias Directorias então o panorama é ainda mais preocupante. Foram dezenas as decapitações, demissões e substituições, sem contar com as brigadas desfeitas. Agora é a Directoria do Porto a mostrar todo o seu esplendor.
Isto mostra três coisas fundamentais: a primeira é a confirmação da ingerência política directa dos Governos na Polícia. A segunda é que a PJ é muito mais sensível às conjunturas criminais do que devia. A terceira é que e no caso presente o actual Procurador-Geral da República manda mesmo.
(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

(2336) O ESTADO DA NAÇÃO (1): A CRISE

Muitos milhões de euros de fundos comunitários depois de 1986, Portugal continua com índices vergonhosos de pobreza adulta e de pobreza infantil. Continua com um défice de produtividade das suas empresas que compromete a competitividade e a empregabilidade da economia. Continua com uma população jovem deficientemente preparada pelas escolas para enfrentar o mundo real.

Esta semana vimos um alto responsável universitário contestar que os cursos superiores sejam avaliados pela sua empregabilidade, alegando até que há cursos muito bons que têm pouca empregabilidade. Esquecendo que vive num país com recursos escassos que tem de definir prioridades.

A chamada crise social tem sido disfarçada à custa do assistencialismo público e do meritório esforço de uma miríade de instituições de solidariedade social. Portugal continua um país pobre, porque não teve sucesso na maior riqueza que tem: as pessoas. Sem riquezas naturais como ouro ou petróleo, sem colónias, resta enfrentarmo-nos a nós próprios.

Mas não é fácil vermo-nos ao espelho. A imagem não é boa nem bonita. Como sociedade fraca que somos estamos sempre à espera que o Estado ou alguém por nós resolva o que depende em primeira instância de nós próprios. Não queremos trabalhar mais e não admitimos ganhar menos. Culpamos sempre os outros, o célebre “eles” dos males do mundo.

É importante dizer a bem da verdade que existe uma parte da pobreza que não o é. Há quem prefira os subsídios da segurança social e os biscates ocasionais ao trabalho efectivo. Temos engenheiros, professores universitários e pessoas altamente formadas e preparadas de nacionalidade russa e ucraniana a trabalhar como jardineiros, por exemplo, porque não há portugueses que estejam dispostos a sujar as unhas. Há muitos à procura de emprego e poucos dispostos a ter trabalho. O Estado alimenta esta preguiça parasitária chamando-lhe “políticas sociais”.

Esta situação exige novas ideias e o abandono de preconceitos ideológicos politicamente correctos.

Não é isso que está a acontecer. O país continua adiado, com as instituições públicas atoladas em dívidas, a começar no Estado e a acabar nas autarquias. Dívidas que vão disfarçando com novas dívidas e não resolvendo com os necessários cortes na despesa. As eleições comprometem a verdade. Ganham-se com dinheiro e não com poupança. O Governo já começou a recuar nalgumas tímidas reformas que tentou encetar. Na saúde, na educação, na suave dilatação da despesa. Reproduzindo o modelo que nos conduziu à situação presente.

A SEDES, histórico alfobre da elite de governantes do bloco central, com sucessivas responsabilidades governativas, veio dizer o que todos sentem. O que espanta é ter sido considerado uma novidade o alerta sobre a crise social do país. E a ausência de autocrítica. Mas é assim Portugal. Os mesmos sempre a dizer o mesmo dos mesmos. Talvez por isso o povo, cansado da fatalidade, responda com perigosa e crescente indiferença aos alertas, às críticas e aos problemas.
(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

(2335) APDEITES V2

O excelente Apdeites v2 comemora hoje o seu quarto aniversário. Além de ser um bom blogue, entrou para a história da blogoesfera com o seu oportuno Mapa do Fumador, que aqui no Tomar Partido coloquei no devido destaque. Muitos parabéns ao João Pedro Graça e votos de longa vida. Já agora, vai um cigarrinho em honra do Apdeites v2.

(2334) REVISTA DE BLOGUES (53)

"Jovem, se te consideras vítima de problemas sociais ou económicos podes vir roubar para Setúbal. A malta está solidária contigo e se calhar ainda te arranja um subsídio.", A Autarca Anacleta, por Miguel Noronha, em O Insurgente.
"Por que será que as chefias na Polícia Judiciária têm uma rotatividade tão grande?" Os mistérios da Polícia Judiciária, filosofados pelo Coutinho Ribeiro, em O Anónimo.
"Não haverá gente feliz a mais para os lados dos governos PSD-CDS com o inquérito aberto pela PGR à questão do casino de Lisboa? Até a CIA ficou calada quando soube que havia um sobre os célebres voos... ", Por José Medeiros Ferreira, no Bicho Carpinteiro.

(2333) QUANTOS RÉUS?

Atendendo ao número de pessoas que por esse Portugal fora tece e publica considerações ainda mais agressivas que as de Jaime Silva pergunta-se quantos réus terá o processo que Paulo Portas vai intentar contra Jaime Silva? Bom, se Ana Gomes ficar de fora depois disto, ficamos esclarecidos quanto à credibilidade processualista de Portas. Já que sobre as credibilidades restantes estamos conversados. Será interessante apurar se Portas tem medo de Ana Gomes. Estaremos, então, esclarecidos.

(2332) BEM VISTO

Um amigo meu explicava a situação política actual com esta frase lapidar: "José Sócrates é o melhor Primeiro-Ministro que o PSd podia ter arranjado".

(2331) ESOTERISMO

Menezes, que anunciou que desmantelaria o Estado em seis meses, de cada vez que faz uma proposta concreta é para aumentar a despesa pública.

(2330) OS PARTIDOS ESCONDIDOS

Portugal descobriu que além dos dezasseis partidos políticos actualmente inscritos no Tribunal Constitucional, existem mais alguns, que não constam dos respectivos registos. São partidos que não concorrem com listas próprias às eleições, que não têm estruturas locais e que, consequentemente, não têm votos. Podíamos simplificar e chamar-lhes os partidos dos tentáculos. Esses partidos são as empresas que financiam partidos às ocultas para poder ter um quinhão dos negócios públicos. E os negócios públicos são concedidos pelos partidos que vencem as eleições. Infelizmente e tristemente, parece que quando os cidadãos entregam o seu voto a um partido estão também a entregá-lo, embora sem o saber, a interesses ocultos que só mais tarde se mostram através de obras e contratos.
O país ficou a saber recentemente que um desses partidos se chama Somague e ao que se sabe, pelo menos até agora, além de outras despesas desinteressadas pagas ao PSD, pagou inclusivamente a alteração do símbolo (!) do PSD.
Este é o primeiro caso conhecido e punido de financiamento ilegal de partidos políticos. Aquilo de que muitos suspeitavam viu, enfim, a luz do dia. Como de costume em situações de grande aperto, foi encontrado um bode expiatório: José Luís Vieira de Castro, então secretário-geral adjunto do PSD. Evidentemente o PSD não tinha à altura secretário-geral nem líder. Claro que não. E, se por mero sortilégio do destino os tivesse, eles não saberiam obviamente de nada. Na hora do aperto, assobia-se para o lado, é-se tomado de amnésia, ou sacode-se a água do capote para quem está mais à mão.
Mas este caso é apenas a ponta de um imenso "iceberg". No CDS até nomes ridículos de doadores falsos constam da lista de financiadores. Além da ilegalidade revela-se o descaramento. Há muitos anos que se fala em surdina de casos de financiamentos partidários ilícitos, ou de financiamentos partidários lícitos que são moeda de troca de negócios do Estado com esses financiadores quando o partido financiado chega ao poder. A todos os poderes. Do poder do Estado aos poderes das autarquias. Ao Governo e às Câmaras Municipais. Por todo o país, em quase todos os concelhos, circulam boatos, histórias, acusações. Em Tomar também. Apontam-se coincidências. A democracia torna-se uma infindável suspeita.
Portugal precisa de uma operação "mãos limpas". Como começar? Podia ser assim: comparar os financiadores das campanhas eleitorais de todas as autarquias com as adjudicações de obras dos respectivos concelhos. E investigar. O que não se pode é viver continuamente com a democracia sob suspeita generalizada. E os políticos que estão na política de forma séria devem ser os primeiros a reagir e a não deixar que o seu nome seja misturado numa lama que a todos ameaça contaminar.
As empresas de construção civil, têm um interesse económico óbvio: fazer obras públicas para ganhar dinheiro. Os partidos têm um interesse económico óbvio: obter receitas para pagar as campanhas eleitorais faraónicas, que ofendem os milhões de portugueses que todos os meses contam os cêntimos até ao fim do mês para sobreviver. Junta-se a fome à vontade de comer, como diz o povo. Não seria de admirar se amanhã se viesse a saber que empresas de construção civil ou doutros ramos de actividade, tivessem financiado campanhas autárquicas do PSD ou do PS e feito obras públicas ou obtido contratos nesses concelhos.
A questão que se levanta agora é a seguinte: como resolver o problema do financiamento dos partidos, que se suspeita que é a verdadeira causa da grande corrupção? Com a actual lei do financiamento dos partidos foi criada uma Entidade a quem compete fiscalizar a regularidade dos financiamentos partidários. Mas não é certamente a contar os comensais dos jantares partidários da "carne assada", a contar as cabeças nos Congressos nos hotéis para aferir do valor do arrendamento da sala, ou a contar carros e quilómetros percorridos pelas caravanas partidárias que se está a dar um contributo válido para atacar de frente o problema. Não é no pagamento do combustível ou do porco que se corrompe e se espera corromper no futuro.
Existem duas soluções: financiamento totalmente e exclusivamente público. Financiamento livre e misto, em que o Estado paga uma parte e os donativos são livres por particulares e empresas, com a condição de serem públicos e de notificação obrigatória à Entidade que fiscaliza as contas dos partidos, que os publicaria imediatamente no seu sítio da Internet, sujeitando-os à transparência pública, tornando-os de todos conhecidos. Desta forma poderíamos avaliar em cada momento, em cada negócio autárquico ou governamental, se havia ou não relação entre os financiadores das campanhas e os negócios públicos que envolvessem empresas privadas.
Porque a verdade é que em Portugal se passam casos verdadeiramente misteriosos e extraordinários, como por exemplo, o de se atribuírem concessões de jogo a casinos sem concurso público e com contrapartidas escondidas, que envolvem alterações de leis à medida e a pedido para satisfazer reivindicações privadas.
Estamos em crer que, sendo a natureza humana atreita à tentação, o remédio mais eficaz e dissuasor ainda é o da transparência.
(publicado na edição de hoje de O Templário)

(2329) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1849, chegava a S. Francisco, Califórnia, o primeiro grupo de pesquisadores de ouro. Em 1904, era fundado o clube de futebol Sport Clube Lisboa, na base do Sport Lisboa e Benfica. Em 1922, o Egipto ascendia à independência. Em 1969, era sentido, em todo o território continental português, um sismo do grau 7,3 da escala de Richter.Em 1986, o primeiro-ministro sueco Olof Palme era assassinado, quando seguia numa rua de Estocolmo acompanhado pela mulher. O assassino conseguiria fugir. Em 1988, Antonio Noriega assumia o controlo do Panamá. Em 1991, o presidente norte-americano, George Bush, anunciava o cessar-fogo no Golfo a partir das 05:00 TMG, dando por finda a operação Tempestade do Deserto. Terminava a Guerra do Golfo, ao fim de seis semanas. Foram 100 horas de batalha terrestre, 100 mortos e 20 prisioneiros aliados, contra 150.000 mortos e mais de 175.000 prisioneiros do Iraque. Em 1992, a Assembleia Municipal de Lisboa decidia o restauro e a actividade cultural da casa onde viveu o poeta Fernando Pessoa. Em 1998, Portugal era declarado um dos onze países fundadores do Euro, que passaria a ser moeda de troca a partir de 01 de Janeiro de 1999. Em 1999, era apresentado, formalmente, o Bloco de Esquerda, organização política integrada pelo Partido Socialista Revolucionário, a União Democrática Popular e o movimento Política XXI. Em 2004, o antigo ministro português das Finanças António de Sousa Franco era escolhido para liderar a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu. Em 2005, a Portugal Telecom anunciava a venda da Lusomundo Serviços à Controlinveste. Em 2007, o Millennium bcp é eleito melhor banco em Portugal pela revista Global Finance. Morre Arthur Schlesinger, 89 anos, historiador norte-americano, antigo assessor do presidente John F. Kennedy, vencedor de dois Pulitzer.

(2328) FICHA DO DIA

Hoje é Quinta-feira, 28 de Fevereiro, quinquagésimo nono dia do ano. Faltam 307 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Torcato, bispo, e ao Beato Daniel Brottier, religioso. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:12 e o ocaso regista-se às 18:28. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 07:14 e 19:42, a baixa-mar às 00:50 e 13:10. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o médico português Alfredo da Costa, promotor da assistência materno-infantil em Portugal (1859), o jornalista e dramaturgo norte-americano Ben Hecht (1894) e o físico e químico Linus Pauling, duas vezes galardoado com o Prémio Nobel (1901).

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

(2327) SILOGISMO

Belmiro de Azevedo diz que foi encorajado por alguém de alto nível a concorrer à gestão do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Mário Lino diz que não disse nada a Belmiro de Azevedo sobre o assunto. Logo, Mário Lino não é de alto nível.

(2326) O INSURGENTE

O excelente O Insurgente está em processo de despiratização. Hoje, comemora três anos de vida. Parabéns e força.

(2325) OBITUÁRIO

Sobre Cabral Ferreira, Pedro Guedes, no Último Reduto.
Sobre Mike Plowden, Carlos Miguel Castro, no palavra Aberta.

(2324) NETFIRE

Hoje, em directo, às 21.15 horas, na TVNET, eu e Rui Paulo Figueiredo, para conversar sobre a actualidade. Será Kosovo, serão os casinos, será o PSD, será Espanha? O melhor mesmo é ver.

(2323) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1520, Afonso de Albuquerque, o mais destacado vice-rei português no Oriente, conquistava Goa. Em 1754, morria o primeiro cardeal-patriarca de Lisboa, Tomás de Almeida. Em 1933, um incêndio, ateado às ordens de Hitler, destruía o Parlamento alemão, em Berlim. Em 1983, terminava, em Montechoro, Algarve, o X Congresso do PSD, com a eleição de uma direcção colegial, formada por Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues. Em 1989, morria o lexicógrafo brasileiro Aurélio Buarque de Holanda, 78 anos, autor de um dos mais célebres e completos dicionários da Língua Portuguesa. Em 1992, morria o editor português Fernando Ribeiro de Melo, responsável pelo aparecimento de títulos históricos como "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, ou a "Antologia do Humor Português". Em 1955, o Banco de Inglaterra era obrigado a intervir no Barings, o sexto maior banco britânico de investimento, que se encontrava à beira da falência, por movimentos especulativos, no mercado de futuros. Em 2000, terminava o XXIII Congresso do PSD, em Viseu, com o chumbo da proposta de eleição directa do líder do partido e com a reeleição de Durão Barroso para a presidência, com 51 por cento dos votos. Em 2001, as cheias em Moçambique afectavam 300 mil pessoas. E, no Afeganistão, o líder talibã mullah Muhammad Omar justificava a destruição das estátuas dos budas, afirmando que eram "apenas pedras". Em 2003, o projecto do arquitecto Daniel Libeskind era escolhido para a reconstrução do World Trade Center em Nova Iorque. Em 2005, morria Vítor Wengorovius, com 68 anos, advogado, fundador do Movimento de Esquerda Socialista.

(2322) FICHA DO DIA

Hoje é Quarta-feira, 27 de Fevereiro, quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 308 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a São Gabriel das Dores, confessor, e a São Leandro, bispo. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:13 e o ocaso regista-se às 18:27. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:36 e 18:56, a baixa-mar às 00:11 e 12:30. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o imperador romano Constantino, primeiro chefe de estado católico (280), o escritor norte-americano John Steinbeck (1902) e a actriz Elizabeth Taylor (1932).

terça-feira, fevereiro 26, 2008

(2321) NÃO SEI, OCORREU-ME

Quando o Estado acabar os pagamentos os submarinos ficam para quem?

(2320) ANEDOTAS NOVAS

O PS está tão cheio de si que substituiu a política pelas anedotas. Silva Pereira afirmou nas jornadas parlamentares do PS, que decorrem na Guarda (o que já de si revela um excelente sentido de oportunidade porque a Guarda é uma terra que ficou com assinaláveis marcas de José Sócrates muito antes de ele ser quem é), que o PSD é um partido da oposição liberal. Ora aí está uma bela anedota.

(2319) A AMEAÇA PÍRRICA

Paulo Portas ameaçou processar Jaime Silva, ministro da Agricultura, porque diz que foi difamado. Estou divertido com a troca de piropos. Quantos processos já ameaçou? Vários, ao Expresso, ao próprio Estado. Quantos pôs efectivamente? Nenhum. Balelas. Pólvora seca. Quem o viu e quem o vê. Venham de lá esses articulados, homem!

(2318) A DÚVIDA SOBRE O FUTURO DE CUBA

Quantos irmãos tem Fidel Castro?

(2317) O ETERNO MEDO DA LIBERDADE

O PCP apresentou hoje um projecto de alteração à lei dos partidos que propõe o fim da obrigação, introduzida em 2003, de todas as eleições internas dos partidos serem feitas por voto secreto. O voto secreto em democracia tem uma justificação simples: garantir a liberdade de decisão do eleitor na hora de escolher pessoas. Está claro que o voto secreto limita o poder da coacção e dos "colectivos" endeusados que programam as vontades a bel-prazer dos luminosos sábios. O braço no ar permite a fiscalização das eleições pelo Comité Central a olho nu. Com esta proposta o PCP mais uma vez nos ajuda. Ajuda a perceber que não muda. Nem sequer são capazes de se habituar à liberdade. Eternamente.

(2316) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1531, um sismo devastava a cidade de Lisboa. Em 1815, Napoleão Bonaparte, acompanhado por 1.200 homens, deixava o exílio na ilha de Elba, junto à costa de Itália, para iniciar a "reconquista" de França, esforço que durou cem dias. Em 1832, a Polónia era anexada pela Rússia imperial. Em 1952, o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, anunciava a produção da primeira bomba atómica inglesa. Em 1883, morria o pintor português Miguel Angelo Lupi. Em 1885, Portugal e a Associação Internacional Africana assinavam a Acta de Berlim, que criou o Estado Livre do Congo. Em 1929, morria o poeta Augusto Gil. Em 1975, era promulgada, em Portugal, a Lei da Imprensa. Um ano depois, era assinado o segundo pacto MFA-Partidos. Em 1993, um atentado terrorista abalava o World Trade Center, em Nova Iorque. No mesmo dia, o Governo português anunciava a construção da barragem do Alqueva, no Alentejo. Em 2005, morria Jef Raskin, 61 anos, engenheiro norte-americano, co-fundador da Apple Computers, com Steve Jobs. Em 2007, o Tribunal da ONU iliba a Sérvia de genocídio na Bósnia. O Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância judicial das Nações Unidas, considera que a Sérvia não pode ser responsabilizada directamente pelo genocídio na Bósnia, durante a guerra de 1992-1995, não havendo lugar a indemnizações, como Sarajevo exigia. Trata-se do primeiro caso em que um Estado foi julgado por genocídio.

(2315) FICHA DO DIA

Hoje é Terça-feira, 26 de Fevereiro, quinquagésimo sétimo dia do ano. Faltam 309 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Porfírio de Gaza, bispo, e a S. Vítor de Arcis, confessor. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:14 e o ocaso regista-se às 18:26. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:05 e 18:22, a baixa-mar às 11:56. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o escritor francês Victor Hugo (1802), o lendário William Cody, Buffalo Bill (1846), o actor Jackie Geason (1916) e a actriz Betty Hutton (1921).

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

(2314) OS CASINOS NEGOCIADOS

O PGR decidiu abrir inquérito sobre a pouca vergonha do casino de Lisboa. Apoiado. Investigue-se e decida-se em função das provas. Mas atendendo à célebre carta em que até se ensina um ministro da República a fazer alterações cirúrgicas a uma lei para favorecer uma pretensão particular, sem que se note, a pergunta importante, para lá da bandalheira vigente, é a seguinte: por que misteriosa razão as concessões de jogo em Portugal não são feitas por concurso público?

(2313) REGRESSO AO PASSADO

O Insurgente precisa de um 25 de Novembro.

(2312) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1570, Isabel I de Inglaterra, era excomungada por Pio V. Em 1819, morria, em Paris, o poeta português Filinto Elísio. Em 1948, através do chamado golpe de Praga, o Partido Comunista checo derrubava o governo de coligação. Em 1954, o coronel Gamal Abdel Nasser tomava o poder no Egipto. Em 1956, o primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, denunciava, perante o congresso do Partido Comunista da URSS, a política de Estaline. Em 1983, morria o escritor norte-americano Tennessee Williams. Em 1986, nascia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro bebé proveta português, um rapaz com 3,330 quilos. Em 1991, os países do Pacto de Varsóvia aprovavam a dissolução da organização militar, criada em 1955. Em 1993, morria o actor e encenador português Rogério Paulo, 65 anos. Em 2001, Pedro Pires vencia as presidenciais de Cabo Verde, por 12 votos. Em 2006, era assinado o acordo de colaboração entre Portugal e o Massachusetts Institute of Technology.

(2311) FICHA DO DIA

Hoje é Segunda-feira, 25 de Fevereiro, quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 310 dias para o final de 2008. O dia é dedicado aos Beatos Mártires Luís Versiglia e Calisto Caravário. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:16 e o ocaso regista-se às 18:25. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:36 e 17:52, a baixa-mar às 11:25 e 23:37. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o pintor francês Pierre Renoir (1841), o poeta português Cesário Verde (1855), o tenor italiano Enrico Caruso (1873), o estadista norte-americano John Forster Dulles (1888) e o ex-beatle George Harrison (1943).

(2310) E ESTA?

Pela primeira vez um país da União Europeia, o Chipre, tem um presidente comunista. Chama-se Demetrias Christofias. Estou curioso para ver se as reacções dos restantes líderes dos Estados-membros vão ter o mesmo grau e intensidade que tiveram quando Jorg Haider entrou para o Governo austríaco.

domingo, fevereiro 24, 2008

(2309) CASTRO SEGUNDO

Raul sucede a Fidel. Grandes mudanças em Cuba, não há dúvida.

(2308) 23 DE FEVEREIRO DE 2002


Seis anos de cativeiro, raptada e sequestrada pelos terroristas das FARC colombianas, que costumam ser visita do PCP na Fersta do Avante.

(2307) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1582, Gregório XII estabelecia o Calendário Gregoriano. Em 1891, era promulgada a primeira Constituição brasileira. Em 1895, iniciava-se a guerra da independência em Cuba, liderada por José Martí. Em 1920, era constituído, na Alemanha, o Partido Nacional Socialista Nazi. Em 1922, era executado, em França, Henri Landru, conhecido por Barba Azul, pelo assassínio de dez das suas amantes. Em 1946, Juan Domingo Peron assumia a presidência da Argentina. Em 1978, o ministro português dos Assuntos Sociais, Antonio Arnaut, anunciava o lançamento do Serviço Nacional de Saúde. Em 1981, o tenente-coronel Tejero Molina entregava-se às autoridades espanholas, depois de ter sequestrado membros do governo e deputados, no Parlamento, durante 18 horas, numa tentativa frustrada de golpe de estado. Em 1990, morriam o antigo presidente italiano Sandro Pertini, com 93 anos, e o cantor pop norte-americano Johnnie Ray, com 63 anos. Em 1991, às 01:28, as forças aliadas iniciavam a ofensiva terrestre contra as tropas iraquianas no Kuwait, envolvendo meio milhão de soldados e dez mil blindados. Em 1993, morria o jornalista Hugo Rocha, 85 anos, sócio número um do Sindicato dos Jornalistas. Em 1996, a Igreja Ortodoxa russa suspendia as relações seculares com o Patriarcado de Constantinopla. Em 2004, a irmã Doraci Edinger, que denunciara o tráfico de órgãos no Norte de Moçambique, era encontrada morta em Nampula. Em 2006, morria Dennis Weaver, 81 anos, actor norte-americano, o detective da série televisiva "Mc Cloud".

(2306) FICHA DO DIA

Hoje é Domingo, 24 de Fevereiro, quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 311 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a São Sérgio, Mártir, e à Beata Josefa Naval Girbés. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:17 e o ocaso regista-se às 18:24. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:07 e 17:23, a baixa-mar às 10:55 e 23:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o contista alemão Wilhelm Grimm, autor, com seu irmão Jacob, dos "Contos de Grimm", (1786), o escritor e político português Teófilo Braga (1843) e o inventor do submarino, John Phillip Holland (1842).

sábado, fevereiro 23, 2008

(2305) ANA GOMES: ENTREVISTA A NÃO PERDER

A não perder a entrevista de Ana Gomes ao programa Diga Lá Excelência, onde revela que a tentaram comprar no caso do inquérito sobre os vôos da CIA com um lugarzinho na próxima lista do PS para o Parlamento Europeu e que a têm ameaçado. Mas que não se cala. Concorde-se ou não com os seus pontos de vista, o seu exemplo de coragem política é um manifesto contra a hipocrisia e os métodos intimidatórios do PS. Esclareça-se que este PS não é, neste ponto, em nada diferente do PS de Guterres. Como eu, também num inquérito parlamentar, o das privatizações da então Mundial Confiança e do então Banco Totta & Açores, pude testemunhar. Henrique Neto, deputado livre do PS na altura sabe bem do que estou a falar.

(2304) PARA DESANUVIAR

O ambiente está pesado, demasiado pesado, no país e no mundo. Não, não é só a SEDES, não é só o que se sabe, mas sobretudo o que não se sabe (ainda?) que está a tornar o ar de Portugal literalmente irrespirável. Para desanuviar aqui fica um link útil. Telegramas em chocolate. Estou cá a pensar se não vou enviar alguns a algumas pessoas que andam por aí. Já tínhamos telegramas telefonados, que caíram em desuso com os sms's. Já tínhamos telegramas em papel, via CTT, que caíram em desuso com os sms's. Estes telegramas em chocolate têm a vantagem de resistir aos sms's e de serem comestíveis. Até ao dia em que inventarem telemóveis com sabores.

(2303) MÁ ONDA

Depois do desfile de Sócrates pela SIC, tivémos ontem o desfile de Pinto da Costa. Vivem-se dias maus lá para as bandas de Carnaxide. Atrevo-me a uma sugestão de guião para entrevistas na SIC:

1º Como está?
2º A viagem foi boa até Carnaxide?
3º Então diga-nos lá: é verdade o que dizem de si?
4º E o que escrevem?
5º Não acha que em Portugal há é muita inveja?
6º Como reage às declarações de fulano?
7º E de beltrano?
8º E de sicrano?
9º Mas não acha que ...?
10º Boa noite, Srs. telespectadores.

(2302) RECORDAR É VIVER (15)


Lisa Stansfield. All Around the World.

(2301) O INSURGENTE

O Insurgente foi pirateado e em seu lugar publicado um texto que mais parece um manifesto das FP's 25. Obviamente, não linko. E, até ver, retiro o link da respectiva coluna. A liberdade continua. Continuará sempre. Por muito que doa aos polícias de serviço. E são cada vez mais.

(2300) UM MINISTRO NASCEU

Foi preciso umas cheias para o Governo passar a ter mais um ministro. Refira-se, apesar da tragédia de dois mortos e inúmeros prejuízos materiais que destruíram vidas inteiras de trabalho esforçado e dorido, umas cheias que ao pé de outras noutros pontos do globo (Moçambique, por exemplo, estão a ver?) foram uma pequeno acidente do clima.

Ora bem, no preciso dia da intempérie veio um ministro decretar que Portugal já não tem problemas de ordenamento do território. Ficou mais conhecida a sua declaração sobre a culpa das Câmaras, que posteriormente tentou emendar, após um puxão de orelhas em directo de José Sócrates, quando, qual Marcelo Rebelo de Sousa de si próprio comentava a sua própria entrevista à saída da sua própria entrevista na SIC.

Mas o dislate sobre as Câmaras foi o menos. Grave mesmo foi a revelação sobre o ordenamento do território. Grave porque significa que, além de termos ficado a saber que há mais um ministro, ficámos também a saber que ele não está a fazer nada para resolver os problemas do ordenamento do território, os quais considera estarem resolvidos.

Um ministro nasceu. Dizem que é do Ambiente e, pasme-se!, do Ordenamento do Território. Mas nasceu torto. E como diz o povo, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.
(publicado na edição d eontem do Democracia Liberal)

(2299) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1869, era determinada a libertação dos escravos em todo o território português, até 29 de Abril de 1878. Em 1875, no entanto, a libertação definitiva foi antecipada para 1876. Em 1970, reunia-se, pela primeira vez, em Estrasburgo, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Em 1981, verificava-se a tentativa de golpe de estado, em Espanha, liderada pelo tenente-coronel Tejero Molina, durante a eleição do primeiro-ministro, no Parlamento. Em 1987, morria o músico, cantor e compositor português José Afonso, 57 anos, autor de "Grândola, Vila Morena". Em 1989, morriam a escritora portuguesa Luísa Neto Jorge, com 50 anos. Em 1992, António Guterres era eleito secretário-geral do Partido Socialista. Em 2005, era publicado o novo Código da Estrada, que entraria em vigor a 26 de Março. No mesmo dia, morria José da Conceição Saraiva, 59 anos, deputado do PS eleito pelo Porto, jornalista e antigo director do JN.

(2298) FICHA DO DIA

Hoje é Sábado, 23 de Fevereiro, quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 312 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Policarpo, bispo, mártir, e à Beata Rafaela Ibarra, fundadora do Instituto dos Santos Anjos da Guarda. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 29, às 02:18. O Sol nasce às 07:18 e o ocaso regista-se às 18:23. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:46 e 16:53, a baixa-mar às 10:25 e 22:34. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o compositor alemão Georg Friedrich Handel (1685), o filósofo alemão Karl Jaspers (1883), o banqueiro Meyer Amschell Rotschild (1743), o artista inglês Sir George Frederick Watts (1817) e o actor norte-americano Peter Fonda (1940).

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

(2297) A DURA REALIDADE DA EUROPA

Esta semana ficou à vista por que razão não pode existir o referendo ao Tratado de Lisboa. Com a reacção das potências europeias à independência do Kosovo ficou bem à vista que nenhum tratado muda a realidade, mesmo que o discurso romântico invente uma União que só existe quando interessa. As potências europeias decidem o que entendem quando entendem, de acordo com os seus superiores interesses soberanos. Os outros assistem ou vão atrás. Sempre assim foi e sempre assim será, mesmo que disfarcem esse unilateralismo através de votações por maioria qualificada no Conselho da União.

Existem muitos precedentes de declarações unilaterais da independência na Europa. Estónia, Letónia, Lituânia, Eslovénia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, são apenas alguns. A diferença é que nenhum destes novos países declarou a independência como protectorados ou da ONU ou da União Europeia.

Não foi assim com o Kosovo. A independência deste novo país é fictícia. E a Europa tolera mal as ficções. O Kosovo é actualmente um país sob supervisão internacional, no palavreado da ONU e na prática das potências europeias. Se juntarmos à ficção da independência a compreensível irritação da Sérvia onde já não está o tenebroso Milosevic e da Rússia, onde já não está o dócil Ieltsin, temos o cenário perfeito para mais uma história interminável que não promete nada de bom.

As independências dos Estados nasceram sempre de duas coisas: da vontade um povo, somada à vontade de uns Estados competirem contra os outros. No caso do Kosovo, talvez a segunda tenha sido mais importante que a primeira. Talvez alguns Estados tenham estimulado demais o povo, animados da concorrência geo-política com a Rússia. Só que Putin não é Ieltsin, nem a Rússia actual é a CEI.

Parar uma guerra, fazer intervenções humanitárias? Nada a opôr. Mas partir daí para alterar de sopetão equilíbrios geo-estratégicos que não nos dizem directo respeito é perigoso e temerário. Até porque as piores consequências da temeridade nos poderão cair em cima.

Mas esta é a Europa verdadeira que o discurso oficial dos Jerónimos oculta aos cidadãos, mas que se revela em todos os momentos de tensão. Como cidadão português gostava muito de saber qual a posição do Governo sobre este assunto, independentemente do momento que escolher para a pôr em prática. Como é óbvio, para usar o léxico em vigor nas Necessidades, fica para depois.

(publicado na edição de hoje do Semanário)

(2296) MOÇÕES E CENSURA

O PCP decidiu apresentar uma moção de censura à coligação PSD/CDS/PEM, que governa o concelho de Aveiro desde as últimas eleições autárquicas. A questão é: o executivo municipal tem dado bastas razões para ser censurado. Mas subscrever a moção de censura do PCP à Câmara seria apoiar a ideia de que o PCP faria melhor na Câmara. Não faria. Faria pior. É que há razões pelas quais se deve censurar a Câmara, que o PCP obviamente não subscreverá. E o PCP censurará a Câmara por razões que nós não subscrevemos.
A principal razão que existe para censurar a Câmara é que Aveiro está parada há três anos. Dir-me-ão: não é de espantar. Reconheço. A coligação foi eleita sem querer e sem esperar. Não tinha verdadeiramente um programa, senão o legítimo desejo de fazer o melhor pela terra. Infelizmente a emoção da pertença não basta para definir um projecto nem para alcançar objectivos.
O desnorte, a inacção, a ausência de medidas é infelizmente e por essa razão natural. O problema é que a essas realidades, acrescem outras bem negativas, como a incompetência e a demora no apuramento das contas, a promiscuidade dos partidos da maioria com as empresas municipais, a promiscuidade do executivo com o futebol, a promiscuidade do futebol com as empresas municipais.
É certo que a herança deixada pelo PS foi financeiramente desesperante. Dívidas, passivo, passivo e dívidas. É justo reconhecer que o PS tem de pensar três vezes antes de criticar o executivo. Mas a este exigem-se soluções e não novos problemas. Infelizmente não produziu as primeiras e criou os segundos.
Entretanto, na próxima semana saber-se-á da sorte da terapia socialista para resolver o problema da dívida municipal adoptada pela coligação PSD/CDS/PEM. O tribunal de Contas decidirá se aprova ou não o pedido de empréstimo.
A Câmara de Aveiro decidiu em Outubro contrair um empréstimo de 58 milhões de euros, por um prazo de 12 anos, com três anos de carência para eliminar o passivo de curto prazo. De acordo com as condições do empréstimo aprovadas pelos órgãos autárquicos, durante o período de carência o Município pagará 2,9 milhões de euros anuais, passando o montante a oito milhões anuais quando começar a amortizar o capital. O empréstimo insere-se no plano de saneamento financeiro da maioria CDS/PSD e, segundo declarou Élio Maia aquando da sua apreciação pela Assembleia Municipal, "irá permitir ganhar alguma tranquilidade na gestão e condições para outras obras".
Outras obras. Cá está. Mais do mesmo. Mais endividamento, enquanto os problemas estruturais da despesa se mantêm intocados, quando não agravados. E qual é o plano de contingência da Câmara caso suceda a este pedido de empréstimo o que sucedeu no caso de idêntico pedido da Câmara Municipal de Lisboa? Tememos que não haja. Navega-se à vista em Aveiro.
Quer o PSD, quer o CDS estão a pagar bem caro a forma como se têm comportado em Aveiro. Estão a pagar com a descredibilização. A somar à do PS.
(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

(2295) ACTUALIDADE (II)

No julgamento de Nuremberga a absolvição chegou pertinho do fim, com as alegações finais. A decisão é irrecorrível.

(2294) CREDO!

Teme-se o pior:
«uma humanidade sem fronteiras», «sonho de uma justiça global», «um direito cosmopolita entranha a história da União Europeia», «vontade moral que se instalou nas instituições e transformou os velhos paradigmas da política», «a razão como critério», «a soberania dos direitos, em vez da soberania das fronteiras», «marcha para uma democracia de larga escala», «[o Tratado de Lisboa] quebrou a hegemonia legislativa da Europa dos Governos», «mais política e menos burocracia», «uma Europa pós-nacional está já a nascer», «Babel construirá a sua torre».
Assunção Esteves, eurodeputada do PSD, sobre o Tratado de Lisboa (via Origem das Espécies)

(2293) ACTUALIDADE

Hoje há julgamento em Nuremberga.

(2292) "COUVERT", IVA E OUTRAS EMOÇÕES

Parece que alguém descobriu que quem comer entradas, vulgo "couvert", em qualquer restaurante sem as ter pedido para a mesa, não tem de as pagar. Esta ideia que se dão coisas na economia exerce uma atracção. Fatal, mas atracção. A ilusão de que alguém trabalha de borla, ou que faz preços por decreto governamental, só mesmo na defunta URSS e foi o que se viu. Evidentemente que se esse entendimento vingasse, o que os restaurantes fariam seria aumentar genericamente os preços para cobrir esse novo custo. O Governo, santa ingenuidade, também pensou que baixando o IVA dos ginásios os preços dos ginásios desceriam por obra e graça do Espírito Santo (não é piada). Enganou-se. Agora quer impôr preços administrativos, como se fazia nos tempos do gonçalvismo, uma espécie de castrismo com um Fidel de trazer por casa. A economia, definitivamente, não é socialista. E o Estado legislador devia ser o primeiro a perceber que nem ele próprio "dá" o que quer que seja. sai-nos do pelo a todos. Sendo assim, resta aos consumidores escolher o melhor ginásio ao mais baixo preço. Como se continuará a fazer com os restaurantes, se esta peregrina ideia que se pode comer sem pagar vier a ser imposta por decreto.

(2291) SOCIALISTAS INGÉNUOS MAS HONESTOS

Eis um bom exemplo, finalmente um, de Gordon Brown. Reconhecer a verdade. Lá vão os tempos em que para um socialista só a verdade era revolucionária. Agora há socialistas e socialistas, digo eu.

(2290) SER OU NÃO SER ... EIS A PROIBIÇÃO

"Seria seguramente incompatível com o sentido constitucional dos inquéritos parlamentares transformá-los perversamente em instrumento de combate do governo contra a oposição, por intermédio da apreciação do comportamento dos governos antecedentemente dirigidos pelos partidos ora na oposição". Esta frase consta de um Parecer de Vital Moreira dado no âmbito de um inquérito parlamentar em que a Assembleia da República fiscalizava a legalidade de algumas privatizações efectuadas por Governos do PSD, realizado em 1998/1999.

Vital Moreira respondeu a esta entrada, que escrevi a propósito desta sua ideia, dizendo essencialmente duas coisas. Primeiro, diz que não defendeu a proibição desses inquéritos. Então o que é incompatível com a Constituição não é proibido? Claro que é. Já ao contrário do que afirma na sua resposta, o inquérito não "visava um ministro de um Governo anterior", mas sim decisões de um Governo anterior, apesar do Parecer ter sido dado por causa do ex-ministro Eduardo Catroga. Depois diz que o que estava em causa no inquérito, era diferente do que está em causa no eventual inquérito parlamentar à questão do Casino de Lisboa, porque neste caso só agora os factos foram conhecidos. Esclareço que não, pois no tal inquérito também houve, oh se houve!, muitos factos que só foram conhecidos durante a actividade da CPI. Não colhe o argumento. De resto, se os inquéritos também servem para ilibar responsabilidades (pois podem servir, sim senhor), então não existirão nessa circunstância factos novos nenhuns! Aliás, sem se fiscalizar não se pode saber se há ou não há, como bem poderá entender, querendo, um eminente constitucionalista.

(2289) PORMENORES

Quanto está a Camara Municipal de Lisboa a gastar em pareceres externos sobre a lei que é da responsabilidade do seu Presidente, quando tem juristas dentro de casa?

(2288) NEM O SÍMBOLO ESCAPOU

O novo símbolo do PSD parece que também foi pago pela Somague. Nem o símbolo escapou. O que fará agora Pacheco Pereiro às setas, depois de as ter virado para baixo com a eleição de Menezes?

(2287) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1584, era inaugurado, em Portugal o Colégio das Artes. Em 1838, o norte-americano Samuel Morse efectuava a primeira demonstração pública do telégrafo. Em 1916, começava a Batalha de Verdun, a mais longa e sangrenta da I Guerra Mundial, que provocaria a morte a mais de um milhão de pessoas. Em 1965, era assassinado o dirigente muçulmano negro norte-americano Malcom X, num comício realizado em Nova Iorque. Em 1975, o juiz John Sirica condenava os "homens do presidente Nixon" John Mitchell, H. R. Haldeman e John Ehrlichman a penas de prisão, por envolvimento no caso Watergate. Em 1986, era empossado o primeiro director dos Serviços de Informação de Segurança (SIS), Ramiro Ladeiro Monteiro. Em 1988, Vitor Constâncio era reeleito secretário-geral do PS no VII Congresso. Em 1991, morriam o professor Eduardo Correia, 76 anos, primeiro ministro da Educação pós-25 de Abril, e a bailarina Margot Fontaine, 71 anos. Em 2001, João Paulo II investia 44 novos cardeais, dos quais os portugueses José Policarpo, patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, perfeito da Congregação para a Causa dos Ritos. Em 2004, morria a musicóloga e divulgadora Maria Helena de Freitas, 91 anos, autora do programa A Voz e os Seus Intérpretes, na RDP-Antena 2. Em 2005, morria Guillermo Cabrera Infante, 75 anos, escritor cubano exilado, autor de "Três Tristes Tigres". Em 2007, morre Al Viola, 87 anos, guitarrista norte-americano. Trabalhou mais de 25 anos com Frank Sinatra, em êxitos como "My way" e "Strangers in the night". Tocou mandolim na banda sonora de "O Padrinho".

(2286) FICHA DO DIA

Hoje é Quinta-feira, 21 de Fevereiro, quinquagésimo segundo dia do ano e Dia Internacional da Língua Materna. Faltam 314 dias para o final de 2008.O dia é dedicado a S. Pedro Damião, Doutor da Igreja, bispo, e à Beata Maria Henriqueta Dominici. É Lua Cheia às 03:30. O Sol nasce às 07:21 e o ocaso regista-se às 18:20. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:25 e 15:47, a baixa-mar às 09:19 e 21:28. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se a Infanta D.Isabel (1397), o revolucionário mexicano Antonio Lopez de Santa-Anna (1794), o compositor francês Leo Delibes (1836), o pintor português Carlos Reis (1863) e o guitarrista clássico espanhol Andres Segovia (1893).

(2285) O NADO MORTO (II)

Soares rendido, arrumado na terceira fila das presidenciais. Carrilho sibilino, arrumado atrás de Carmona. Costa alternativo, arrumado na prateleira do Tribunal de Contas. D. Constança não vai a festas. O resto são correntes de opinião. O tabuzinho apanhou uma corrente de ar, engripou e morreu.

(2284) DES CARTES

Discordo, logo promulgo.

(2283) PSD EM OBRAS?

Será politicamente incorrecto dizer que o PSD entrou em obras por causa da Somague? Já se vêem os andaimes.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

(2282) MUDANÇAS

O Corta-Fitas mudou para o Sapo.

(2281) CANSAÇO

Três anos depois da primeira maioria absoluta do PS, o país está mais cansado de Sócrates e do PS do que de telenovelas brasileiras. Depois de um comício sem chama na televisão em frente a dois jornalistas, Sócrates vai tentar sorrir mais e parecer simpático para reeditar a maioria ameaçada. Ameaçada, diga-se, não pela acção da oposição, mas pela acção do próprio Primeiro-Ministro. Depois de três anos de remodelação permanente no Governo, de trapalhadas sobre diplomas e projectos de engenharia, de contole da banca, da comunicação social (se tinham dúvidas sobre a eficácia desse controle esta semana devem ter ficado esclarecidos...), é este o programa: sorrir mais e tentar ser simpático. Será que o excesso congénito da bilis de José Sócrates aguenta?

(2280) NETFIRE

Hoje, em directo, às 21.15 horas, na TVNET, eu e Rui Paulo Figueiredo, para conversar sobre a actualidade. Será Kosovo, serão as cheias, será o chumbo do empréstimo da CML, será a desenchabida entrevista de Sócrates, será o financiamento dos partidos? O melhor mesmo é ver.

(2279) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1567, morria o fundador do Rio de Janeiro, Estacio de Sá. Em 1878, o fidalgo português Adriano de Paiva Brandão, cientista e professor da Academia do Porto, apresentava em O Instituto, revista científica de Coimbra, o estudo sobre a telescopia eléctrica, cujos princípios constituem a base da transmissão da imagem à distancia, a actual televisão. Em 1909, o diário parisiense Le Figaro publicava o "Manifesto do Futurismo", do poeta italiano Emilio Filipo Marinetti. Em 1960, morria, em Esposende, o poeta português António Correia de Oliveira. Em 1978, morria, em Lisboa, o escritor açoriano Vitorino Nemésio. Em 1988, a agencia noticiosa norte-americana UPI era vendida ao grupo World News Wire. Em 1991, no centro de Tirana, cem mil manifestantes derrubavam a estátua do líder comunista Enver Hoxha, fundador do regime albanês. Em 1993, morria o engenheiro civil e cartoonista Sam, Samuel Torres de Carvalho, 69 anos, criador do Guarda Ricardo e da sedutora Heloísa. Na mesma data, a TVI, o segundo canal privado de televisão a operar em Portugal, iniciava as emissões regulares. Em 1997, o projecto que visava alterar a chamada Lei do Aborto era derrotado por um voto (111 votos a favor, 112 contra), no Parlamento. Em 2005, o PS obtinha 45 por cento dos votos e conseguia, pela primeira vez, a maioria absoluta com a eleição de 120 deputados, nas Lesgislativas.

(2278) FICHA DO DIA

Hoje é Quarta-feira, 20 de Fevereiro, quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 315 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a Sto. Euquério, bispo, e a S. Eleutério, bispo e confessor. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:22 e o ocaso regista-se às 18:19. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:43 e 15:09, a baixa-mar às 08:42 e 20:52. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o almirante inglês Sir William Cornwallis (1744) e os artistas franceses Lucien Pissarro (1863) e Honoré D'Aumier (1803).

terça-feira, fevereiro 19, 2008

(2277) EST 'AGORA!

Caro Miguel, pois que me apanhou de surpresa lá isso apanhou. Futebóis à parte (Lisboa nunca arderá a não ser por causas naturais como em 1755...), sempre lhe digo que só preciso que me diga quanto tempo tem disponível para lhe apresentar benfiquistas simpáticos. Quanto ao Semanário, pois surpreendeu-me! Acho que escrevo no Semanário vai para dez anos. A acta está devidamente registada e guardada. E só tenho a agradecer tanta gentileza, que nunca supus ausente de alguns, poucos..., portistas do Porto.

(2276) O APOSENTADO

Muita ditadura depois, muitos presos políticos depois, muitas torturas depois, muitas violações dos direitos humanos depois, muita miséria económica e social depois, o ditador cubano decidiu aposentar-se. Ecoam vozes de esperança. Mas nem sempre a aposentação de um ditador é a aposentação da ditadura. Aguardemos. Entretanto, um reconhecimento justo ao João Carvalho Fernandes, que no mundo dos blogues que conheço é quem mais tem chamado a atenção para asituação política e dos direitos humanos em Cuba.

(2275) O CRIME CONTINUA

Caro Tiago Barbosa Ribeiro, o exemplo da realidade tramada, como outros casos de aborto clandestino até às dez semanas que já se sabe que ocorreram, só foi por mim invocado como exemplo de que a liberalização do aborto não acaba com o aborto clandestino. Nem aqui nem em lado nenhum. Apenas isso. Como o fim do aborto clandestino foi argumento central na campanha do sim, bem sei que a par de outros, aí está a realidade a desmentir o argumento.

(2274) OLIVENÇA EM TESE

Vai ser apresentada, no próximo dia 28 de Fevereiro, às 18.30 h., no Palácio das Necessidades (Instituto Diplomático, MNE, no Largo do Rilvas, em Lisboa), o livro «Olivença e Juromenha - uma história por contar», da Prof. Ana Paula Fitas, que corresponde à sua tese de doutoramento. A apresentação do livro será feita pelo Professor Doutor Armando Marques Guedes e pelo General Loureiro dos Santos. O tema merece a atenção de todos, a que acresce o significado e o relevo da sua apresentação no Instituto Diplomático.
(informação fornecida pelo GAO)

(2273) GATO ESCALDADO

Mariano Gago manda investigar cursos rápidos de engenharia. Gato escaldado de água fria tem medo.

(2272) ANÚNCIO

(2271) O INSURGENTE TAMBÉM FOI ATACADO?

Forbidden
You don't have permission to access / on this server.
Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.


Isto é o que é aparece quando se faz a ligação.

(2270) O NADO-MORTO

O tabuzinho com que José Sócrates tentou decorar, qual arquitecto paisagista, a sua propagandística e desinteressante entrevista de ontem é um nado-morto. O Primeiro-Ministro, à falta de melhor quer fazer-nos de tontos. Como toda a gente já percebeu ele está fartinho do Governo e desejoso de se pôr a milhas. Francamente. A comunicação social, dócil às mais básicas manobras de diversão lá vai repetindo o tabuzinho. Às vezes, ler jornais não é saber mais.

(2269) NEM EU

"Eu, português, 43 anos, sobrevivente a recibos verdes, que todos os meses pago 200 euros de segurança social para viver na maior das inseguranças, que senti a minha qualidade de vida baixar consecutivamente nos últimos anos, não consigo ver o país como o primeiro-ministro José Sócrates vê."

(2268) NEM MAIS

"A entrevista da SIC e do Expresso a Sócrates não foi uma entrevista, foi uma sessão de propaganda.". Vasco Pulido Valente, no Público. Foi exactamente o que eu escrevi.

(2267) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1879, Thomas Edison patenteava o primeiro gramofone. Em 1951, morria o escritor francês André Gide. Em 1962, John Glenn foi o primeiro astronauta norte-americano a viajar pelo espaço. Em 1963, a URSS concordava em retirar as suas tropas de Cuba. Em 1975, morria, em Lisboa, o arquitecto Francisco Keil do Amaral, precursor do urbanismo e da Arquitectura Paisagística em Portugal, autor da concepção do parque florestal de Monsanto, do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e Luanda. Em 1991 morria o médico psiquiatra Eduardo Luís Cortesão, 71 anos. Em 1995, Fernando Nogueira era eleito presidente do PSD no XVII Congresso do partido, sucedendo a Cavaco Silva. Em 1999, morria Octávio Pato, 74 anos, membro do Secretariado do Comité Central do PCP e candidato às eleições presidenciais de 1976. Em 2001, terminava o maior motim da história penitenciária do Brasil, até à data, com a morte de 12 pessoas. Durante 24 horas, envolveu cerca de 20 mil presos de 29 cadeias de 19 cidades do Estado de São Paulo. Em 2006, no rio Tejo, em Lisboa, realizava-se o primeiro funeral budista em Portugal.

(2266) FICHA DO DIA

Hoje é Terça-feira, 19 de Fevereiro, quinquagésimo dia do ano. Faltam 316 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a São Conrado de Placência, confessor, e a São Gabino, mártir. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:24 e o ocaso regista-se às 18:18. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:57 e 14:27, a baixa-mar às 08:00 e 20:12. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Peixes, destacando-se o compositor italiano Luigi Bocherini (1743), os actores Lee Marvin (1924) e Mia Farrow (1946).

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

(2265) HOMEM PREVENIDO

A entrevista de hoje de José Sócrates na SIC fará certamente parte dos tempos de antena do PS na próxima campanha eleitoral. Com a vantagem de ter tido a chancela, embora passiva, de dois jornalistas profissionais. Até conseguiram fazê-lo sorrir. É obra...

(2264) PENSAMENTO DO DIA

Há um arrefecimento geral do aquecimento global.

(2263) EFEITOS DO VENTO DO DIA

Menezes prometeu desmantelar o Estado em seis meses. Menezes prometeu não fechar serviços públicos. Eu prometo não votar em Menezes. E como não sou Menezes, é certinho que não votarei.

(2262) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1665, Portugal entregava Bombaim a Inglaterra, como dote de casamento de Catarina de Bragança. Em 1834, as forças liberais portuguesas venciam as absolutistas na batalha de Almoster. Em 1934, eram inauguradas as primeiras instalações do Rádio Clube Português em Lisboa. Em 1965, o chefe do Governo português, Oliveira Salazar, proferia a célebre frase, "estamos, sem espectáculos e sem alianças, orgulhosamente sós". Em 1967, morria o físico Robert Oppenheimer, precursor da investigação atómica. Em 1993, morria a actriz Josefina Silva, 95 anos. Em 1994, começava, em Setúbal, o XII congresso do CDS-PP. Em 2001, a selecção portuguesa de Futebol de Praia conquistava, em São Salvador da Baía, Brasil, o primeiro título mundial na modalidade. No mesmo dia, morriam o cantor francês Charles Trenet, 87 anos, e o pintor de ascendência polaca Balthus. Em 2004, morria o deputado Acácio Barreiros, com 55 anos, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e membro da Comissão Política Nacional dos socialistas. Em 2006, morria João Morais Leitão, 67 anos, advogado, fundador do CDS e ex-ministro da Aliança Democrática.

(2261) FICHA DO DIA

Hoje é Segunda-feira, 18 de Fevereiro, quadragésimo nono dia do ano. Faltam 317 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Teotónio, Primeiro Prior da Santa Cruz de Coimbra, e a Sta. Bernadette, religiosa. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:25 e o ocaso regista-se às 18:17. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:01 e 13:28, a baixa-mar às 07:10 e 19:25. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Aquário, destacando-se o físico italiano Alessandro Volta (1745), o filantropo norte-americano George Peabody (1795), o poeta popular português António Aleixo (1899), a actriz Kim Novak (1933) e o atleta português Carlos Lopes (1947).

domingo, fevereiro 17, 2008

(2260) RENOVAÇÃO

A Intersindical fez um Congresso com o objectivo da renovação. Segundo leio nos relatos a tendencia do PCP perdeu as principais votações e o novo secretário-geral é uma lufada de ar fresco. Ai não? Foi ao contrário? A tendencia do PCP ganhou as principais votações e o secretário-geral é o mesmo há décadas? Viva, então, a renovação! Viva! Viva! Viva!

(2259) CAMBALHOTAS

O Pedro Correia gostou de ler esta entrada. O que a casa agradece. Eu gostava de ler uma justificação de Vital Moreira. Como se sabe e disso o próprio tem vasta experiência, toda a gente pode mudar de ideias. Mas manda a honestidade que se assuma. Cá para mim, é melhor esperar sentado...

(2258) INVESTIGAR AS INVESTIGAÇÕES

O estado daquilo a que se chama, em sentido amplo, a “Justiça portuguesa”, abrangendo assim o Ministério Público e a investigação criminal policial, justifica as maiores preocupações. Talvez seja verdade que Portugal nunca teve, porventura, um “sistema de Justiça” tão eficiente como devia e como o custo que os cidadãos pagam por ela em impostos e em custas judiciais exigem. Mas hoje as coisas sabem-se, o que é uma maçada inoportuna. Os julgamentos transformaram-se em manchetes. As vicissitudes processuais em notícia. As declarações dos protagonistas processuais em directos informativos e numa novela avidamente consumida pela opinião pública. Não dá mais para esconder. A publicidade, coisa boa, veio dificultar a vida à incompetência, à inépcia, à injustiça.

No exercício da minha actividade profissional e política já me aconteceu de tudo o que hoje a comunicação social relata com estrondo e audiências. Nunca ninguém mostrou interesse em conhecer ou publicar. Por isso digo que o problema não é de hoje. Já me deparei com simulacros de investigações (para inglês ver e não, não é piada às declarações de Alípio Ribeiro), com investigações incompetentes e preguiçosas, com decisões erradas e incontornavelmente irrecorríveis, com juízes que, no limite de Peter, proibiram as secretarias de aceitar mais peças processuais, já que não sabiam mais como decidir. Só que hoje, tudo isto se sabe e o sistema obviamente não gosta disso.

O recentemente publicado despacho de arquivamento do inquérito relativo às agressões de que foi vítima Ricardo Bexiga, por ironia um autarca socialista, é paradigmático e preocupante. Porque abre a porta à desconfiança nas polícias, porque gera a dúvida sobre a eficiência do sistema, porque transmite a ideia de que o sistema funciona mal. Isto, na versão benigna. Na versão maligna, tudo isto acontece porque alguém está interessado em que aconteça para safar a pele e continuar a viver à margem da lei e do Direito. Por agora não se pode ir mais longe que isto.

Nesse despacho do Ministério Público, repito, já publicado na imprensa, pode ler-se esta pérola: “Como já demonstrámos, malgrado o empenhamento patenteado na investigação, não conseguimos alcançar e identificar os autores materiais do crime, tido por verificados. Encerramos o inquérito com a certeza que a sua intencionalidade teleológica, o combate ao crime, através da responsabilização criminal dos seus agentes, não foi alcançada. Tal insucesso deve-se não só ao tipo de crime com que estamos a tratar, em que os autores materiais actuam a mando de outrem, encapotados, mas também, como já sobejamente sublinhámos, à forma como ocorreu o início da investigação, uma vez que a não recolha imediata no local da agressão de eventuais vestígios deixados pelos agressores, poderá ter contribuído, de forma capital, para o insucesso da mesma e poderá mesmo, ter inviabilizado, a identificação dos autores, do ilícito criminal indiciado.”

Como se já não bastasse ter muitos crimes com que se distrair, só faltava agora o sistema ter que começar também a investigar as investigações. Faça-se e sem segredinhos.


(publicado na edição de sexta-feira do Semanário)

(2257) PELA PORTA DO CAVALO

(Dinheiro)

Em Aveiro passou-se a uma nova fase de governo local. A primeira fase pode classificar-se como a fase da ausência. Esta é a fase da porta do cavalo. Primeiro nada se fazia. Agora faz-se às escondidas. Antes só havia uma frase oficial que era “não podemos fazer nada porque o PS deixou uma dívida monstruosa”, o que em si mesmo é verdade, mas não chega para justificar umas férias. Agora, a frase foi abandonada e passou-se à acção. Pagam-se dívidas municipais através de empresas municipais.

As jogadas, as influências, os interesses, a fuga à transparência são as imagens de marca da coligação PSD/CDS/PEM. As famosas triangulações financeiras chegaram aos poderes públicos em Aveiro. A última triangulação, que também é uma jogada frequente das equipas de futebol, consistiu em pôr a Câmara Municipal de Aveiro a pagar ordenados dos futebolistas profissionais do Beira-Mar. Eu disse isto? Peço desculpa, caro Élio Maia. A verdade é que não foi a Câmara Municipal de Aveiro que o fez, mas sim a EMA. O que é muito diferente, pois como se sabe, a EMA não é dirigida pelo Presidente da Câmara, nem uma empresa que tenha alguma coisa a haver com a Câmara Municipal. Claro.

Como se vê é para estas jogadas que servem as empresas municipais. Para serem um entreposto financeiro branqueador. Uma prateleira de clientelas partidárias sem futuro na vida civil, nem capacidade de viverem do que produzem. É um sucedâneo da segurança social para muitos desvalidos dos partidos do sistema. Nos quais Élio Maia nunca entrou, mas com os quais persiste em conviver, aparando-lhes os golpes. A extinção das empresas municipais é uma medida de higiene política.

E, em Aveiro, como já sucedeu noutras autarquias por esse país fora, cá estamos na velha questão do futebol e da política. O futebol profissional vive acima das suas possibilidades. As autarquias pagam a diferença. De preferência, porque a lei é chata e não permite às tesourarias públicas pagar ordenados a futebolistas profissionais, através de uma espécie de off-shores com sede conhecida. As empresas municipais são isso mesmo: off-shores político-partidárias com sede conhecida.

O mais engraçado é que a Câmara chamou a esta operação uma operação de “consolidação financeira”. Esqueceu-se de dizer que a consolidação financeira de que estava a tratar era de uma sociedade anónima desportiva, ou seja, uma empresa como outra qualquer. Será que todos credores da Câmara terão direito a idênticas operações de “consolidação financeira”? em nome do princípio da igualdade de tratamento? Desde já dou um conselho a esses credores: na dúvida, talvez seja conveniente enviarem os recibos de vencimento dos seus funcionários para a Câmara. Talvez haja uma empresa municipal à mão por onde se possam fazer os pagamentos dos ordenados.
(publicado na edição de sexta-feira do Diário de Aveiro)

(2256) PARIS AU PORTUGAL

"Un blog sur Paris, la poésie et la culture française, fait au Portugal". É o novo blogue do João Carvalho Fernandes. Sempre é uma hipótese de viajar pelo ecran, em casa.

(2255) O BAR DO QUARTO

O Bar do Moe, onde não raro tomo qualquer coisa (nem todas as bebidas são aconselháveis...) fez quatro anos. Uma eternidade na rede. Parabéns e muitas felicidades.

(2254) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1780, entrava em funcionamento a Aula Pública de Debuxo e Desenho do Porto, que viria a tornar-se na Escola Superior de Belas-Artes. Em 1957, Isabel II, de Inglaterra, iniciava a primeira visita oficial a Portugal. Em 1974, era criada a Universidade do Minho. Em 1986, nove países da CEE assinavam, no Luxemburgo, o Acto Único Europeu, que modificou, pela primeira vez de forma significativa, o Tratado de Roma. Em 1988, começava, em Lisboa, o julgamento de Maria Branca dos Santos, a "Banqueira do Povo". Em 1991, António Mascarenhas Monteiro, 47 anos, era eleito novo presidente de Cabo Verde, com 72 por cento dos votos, sucedendo a Aristides Pereira, que ocupava o cargo desde 1975. Em 1993, a TAP extinguia a companhia charter Air-Atlantis. Em 1995, abriam, em Lisboa, os trabalhos do XVII Congresso do PSD. Em 1999, o CDS-PP ratificava o acordo para a constituição da Alternativa Democrática. Em 2002, morria a actriz portuguesa Teresa Roby, com 45 anos. Em 2003, Londres introduzia um sistema de portagem electrónica, destinado a reduzir a circulação automóvel no centro da cidade. Em 2005, um agente da PSP era morto no bairro da Cova da Moura, Amadora. O Teatro Nacional de S.Carlos cancelava as óperas "Wozzeck", de Alban Berg, e de "O Rapto do Serralho", de Mozart, por falta de pagamento do Ministério da Cultura. Em 2006, tomava posse a Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Em 2007, morre Maurice Papon, 96 anos, o único alto funcionário do governo de Vichy condenado por crimes contra a humanidade pelo papel na deportação de judeus durante a ocupação nazi.

(2253) FICHA DO DIA

Hoje é Domingo, 17 de Fevereiro, quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 318 dias para o final de 2008. O dia é dedicado aos sete Santos Fundadores dos Servitas e a São Silvino, bispo. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:26 e o ocaso regista-se às 18:16. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 12:36, a baixa-mar às 06:03 e 18:26. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Aquário, destacando-se o pioneiro da aviação portuguesa, Gago Coutinho (1869), a romancista norte-americana Dorothy Canfield Fisher (1878) e o estratega militar francês, criador da linha de defesa a oriente, André Maginot (1877).

sábado, fevereiro 16, 2008

(2252) A COERÊNCIA DE VITAL MOREIRA

A prpósito das trapalhadas sobre o casino de Lisboa, Vital Moreira vem propôr a realização de um inquérito parlamentar. A ideia é excelente, eu próprio já a defendi. Mas é deveras surpreendente que Vital Moreira o faça. É que tenho na minha posse um Parecer em que o ilustre jurista defendia, não há muitos anos, que não deviam ser feitos inquéritos parlamentares pela Assembleia da República sobre matérias relativas a decisões de Governos passados e já julgados eleitoralmente e relativas a legislaturas anteriores. Dizia então, o jurista: "seria seguramente incompatível com o sentido constitucional dos inquéritos parlamentares transformá-los perversamente em instrumento de combate do governo contra a oposição, por intermédio da apreciação do comportamento dos governos antecedentemente dirigidos pelos partidos ora na oposição". Nem mais. O político esquece rápido o que pensa e escreve o jurista. Por estas e por outras se mede a oportunidade, ou deveria dizer antes, oportunismo?, de certos pareceres e de certas opiniões de certas pessoas. Se fôr necessário posso acrescentar pormenores.

(2251) BENFEITORES DA HUMANIDADE

Ainda não me referi a um assunto que tem dado que falar nos últimos tempos. Eduardo Barroso, médico e Director-Geral da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação, foi ao Parlamento garantir que não se considera um mercenário por ter pago a si mesmo 277 mil euros pela disponibilidade total para as operações que não fez e pela dedicação exclusiva para um trabalho que efectuou enquanto acumulava funções no Hospital da Cruz Vermelha. E quando julgamos que será difícil alguém ainda conseguir surpreender-nos, eis que há sempre alguém apostado nisso. O Hipócrates morreu e eu não me sinto lá muito bem...

(2250) HOMÓNIMOS (43)

Jorge Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, recorda o seu primeiro amor.

(2249) FILHO DE PEIXE

Diz o povo que sabe nadar. Às vezes é verdade. Aqui fica o link para o primeiro blogue do meu filho. Ora bem. Há dias em que inevitavelmente nos sentimos mais velhos e um bocadinho comovidos também.

(2248) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1267, os reis Afonso III de Portugal e Afonso X de Castela assinavam a Convenção de Badajoz, através da qual Castela renunciava de vez ao domínio do Algarve. Em 1773, D. José ordenava que fossem queimados os registos cadastrais dos cristãos-novos e que fossem abolidos os atestados de sangue. Em 1897, era proclamada a República em Espanha. Em 1910, começava a funcionar o primeiro posto português de telefonia sem fios. Em 1923, um grupo de arqueólogos abria o túmulo do faraó Tutankhamon. Em 1978, a estátua de Oliveira Salazar, em Santa Comba Dão, era destruída por uma bomba. Em 1980, virava-se no Tejo o porta-contentores inglês Tollan, depois de ter colidido com o cargueiro sueco Baranduna. Em 1986, realizava-se a segunda volta das eleições presidenciais, confirmando-se a eleição de Mário Soares com 51,35% dos votos. Em 1989, morria o estilista francês Guy Laroche, 66 anos, um dos precursores do pronto-a-vestir, na alta-costura. Em 1998, Maurice Papon começava a ser julgado, em França, por crimes contra a humanidade. Em 2005, entrava em vigor o Protocolo de Quioto, sem a adesão dos EUA.

(2247) FICHA DO DIA

Hoje é Sábado, 16 de Fevereiro, quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 319 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a Sto. Honesto, mártir, e ao Beato P. José Allamano. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:27 e o ocaso regista-se às 18:15. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:14 e 23:50, a baixa-mar às 04:31 e 17:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o historiador britânico G.M.Travelyan (1876) e o cineasta inglês John Schlesinger (1926).

(2246) HOMÓNIMOS (42)

Jorge Alexandre Ferreira, juiz corregedor da cadeia de Araputanga, no Brasil.

(2245) HOMÓNIMOS (41)

Jorge Ferreira, engenheiro responsável pela desmontagem das estruturas para os desfiles do Carnaval em S. Salvador da Bahia.

(2244) HOMÓNIMOS (40)

Jorge Ferreira, um traficante de Vila Cruzeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, conhecido por Gim.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

(2243) VOX POPULI

Um:
-Eh pá, já viste o novo escandalo de corrupção?
Outro:
- Já. É mais um. E depois?
Um:
-Não, a PJ já lá foi, desta vez não se escapam.
Outro:
-Eu, só vendo. Acaba sempre tudo em nada.

Assim vê o país as polícias e as instituições da Justiça.

(2242) O TERRORISMO PORTUGUÊS

O terrorismo português das FP-25 de Abril assassinou. Por exemplo o então Director-Geral dos Serviços Prisionais, Gaspar Castelo Branco. Oportunamente aqui lembrado.

(2241) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1898, o couraçado norte-americano Maine explodia no porto de Havana, levando à declaração de guerra dos EUA. Em 1933, o presidente norte-americano Franklin D.Roosevelt escapava a uma tentativa de assassínio em Miami. Em 1942, Singapura, o "inexpugnável" bastião britânico, rendia-se ao exército japonês. Em 1986, o director-geral dos Serviços Prisionais, Gaspar de Abreu Castelo Branco, era assassinado a tiro junto à sua residência, em Lisboa, por dois homens. O atentado foi reivindicado pelas FP 25. Em 1989, o último contingente de tropas soviéticas estacionadas no Afeganistão abandonava a capital do país, Kabul. Em 2005, o levantamento mínimo nas caixas multibanco passava a ser de 10 euros e o máximo de 400 euros. No mesmo dia, morria João Santos, com 90 anos, antigo presidente do Benfica. Em 2006, O Ministério Público fazia buscas na redacção do jornal 24 horas, alegando "acesso indevido a dados pessoais" no âmbito do caso "Envelope 9", sobre a publicação de registos telefónicos apensos ao processo Casa Pia. Em 2007 , morrem Ray Evans, 92 anos, compositor norte-americano, autor de "Whatever will be, will be" e Robert Adler, 93 anos, cientista norte-americano de origem austríaca, inventor do telecomando.

(2240) FICHA DO DIA

Hoje é Sexta-feira, 15 de Fevereiro, quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 320 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Cláudio La Colombière, apóstolo do Coração de Jesus, e a Sta. Jórgia ou Georgette, virgem. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 21, às 03:30. O Sol nasce às 07:29 e o ocaso regista-se às 18:14. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:38 e 22:21, a baixa-mar às 02:53 e 15:31. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o astrónomo Galileu Galilei (1564), a pioneira feminista Susan B.Anthony (1820), o filósofo e matemático Alfred North Whitehead (1861), o actor John Barrymore (1882) e o ex-presidente da Assembleia da República Portuguesa, António Almeida Santos (1926).

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

(2239) O DESPERDÍCIO

António Almeida analisa muito bem e em jeito de balanço o desperdício que tem sido tanta trapalhada do Governo com este líder do PSD, do qual não se conhece sequer o paradeiro político.

(2238) MISTÉRIO

O único jogador do Sporting, um tal qualquer coisa acabada em "cevik", que rende golos e vitórias para a sua entidade empregadora, declarou recentemente que não gosta de futebol e nem sequer vê jogos na televisão. Faz o seu trabalhinho e pronto.Que raio de coisa.

(2237) A REALIDADE É TRAMADA

"Mas algo de substancial foi alterado: nenhuma mulher voltou a ser julgada pela prática de aborto. Nem teve de o praticar em condições indignas.", Tiago Barbosa Ribeiro, no Kontratempos.
"Engoliu cinco comprimidos e introduziu outros tantos na vagina. "Sabe o que me vai acontecer?", pergunta, num tom assustado, a aluna da Escola Profissional da Torredeita, em Viseu. O país inteiro sabe que interrompeu uma gravidez de 20 semanas com Cytotec, um fármaco indicado para úlceras gástricas e duodenais. Enquanto se contorcia de dor, ali, na residência estudantil, alguém ligou à GNR.", Público.
Sem comentários.

(2236) AO LONGO DOS TEMPOS

Em 1950, Mao Tsé-Tung e Estaline assinavam, em Moscovo, o tratado de amizade, aliança e assistência mútua. Em 1956, Nikita Krutschev denunciava a política de Estaline perante a conferência do Partido Comunista da URSS. Em 1958, era instituída a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia na Federação Árabe, com o Rei Faiçal por Chefe de Estado. Em 1979, em Teerão, guerrilheiros iranianos atacavam a embaixada dos EUA, sequestrando o embaixador e cem funcionários no interior do edifício. Em 1988, as eleições no Paraguai davam a vitória, pela sétima vez consecutiva, ao ditador Alfredo Stroessner, no poder desde 1954. Em 1989, o líder espiritual iraniano, ayatollah Khomeiny, condenava à morte o escritor britânico, de origem indiana, Salman Rushdie, pelo livro "Os Versículos Satânicos". Em 2002, morria o fadista Carlos Zel, com 51 anos. Em 2003, era anunciado o abate da ovelha Dolly. Uma doença congénita no aparelho respiratório tornara impossível a sobrevivência do primeiro mamífero clonado. Em 2004, morria o ciclista italiano Marco Pantani, com 34 anos. Em 2005, era assassinado Rafic Hariri, 60 anos, antigo primeiro-ministro do Líbano (1992-98 e 2000-04), promotor da reconstrução do país após a guerra civil.